Conheça sua empresa: Diretoria Comercial completa três anos
Diante da necessidade de ampliar e modernizar suas ações, a CASAN implantou em maio de 2011 a Diretoria Comercial. Estruturada em duas gerências – a Gerência Comercial (GCO) e a Gerência de Fiscalização e Medição (GFM) – a diretoria é responsável por uma série de ações que resultaram no incremento do faturamento e, consequentemente, da arrecadação da Empresa.
São diversas atividades coordenadas e boa parte do saldo positivo tem suporte no Projeto Modernização da Gestão Comercial (Projeto GECOM). A atualização do parque de hidrometria da CASAN é um dos subprojetos associadas a esse amplo programa. Esse subprojeto permitiu a troca de aproximadamente 250 mil hidrômetros. Alguns chegavam a ter mais de 10 anos e agora a média dos equipamentos que era de 7,6 anos passou a 3,8 anos.
“É uma ação de justiça na medição”, avalia Antônio Varella, Diretor Comercial. Além de proporcionar uma maior confiabilidade na medição do consumo de água, essa ação vem proporcionando um incremento significativo no faturamento da companhia. O investimento atende também uma questão de ordem legal, já que o INMETRO exige a calibragem destes equipamentos no prazo máximo de cinco anos. A ação de substituição maciça de hidrômetros continua e em 2014 há previsão de troca de outros 80 mil.
“A substituição de hidrômetros deve ser uma ação permanente e continuada, pois são equipamentos de medição que têm um desgaste natural, comprometendo sua precisão e consequentemente provocando a submedição”, avalia o gerente de Fiscalização e Medição, Rodrigo Moure.
O diretor comercial, Antônio Varella, e seus dois gerentes, Rodrigo Moure,
de Fiscalização e Medição, e Valério Campos, gerente comercial
Investindo na confiança
Associada a essa força-tarefa, a reforma e revitalização do Laboratório de Hidrometria é outra conquista. Em 2012 foram concluídas as obras de reforma, ampliação e aquisição de novos equipamentos metrológicos, adequando o laboratório às diretrizes da Norma ABNT ISO 17025. O Manual do Sistema de Gestão Laboratorial já está elaborado e agora a Empresa se prepara para solicitação de auditoria para o IMETRO, para se tornar um Laboratório de Referência e obter credenciamento junto à Rede Brasileira de Calibração (RBC). Atualmente apenas a SABESP (São Paulo) e a COPASA (Minas Gerais) já obtiveram essa acreditação.
Outro projeto que vem ao encontro da modernização da gestão comercial é o controle e gerenciamento por telemetria de dois mil maiores usuários da CASAN. É um sistema de monitoramento diário do volume consumido, vazão e pressão, mediante coleta de dados minuto a minuto e transmissão a cada seis horas, com central de alarmes para qualquer inconsistência operacional. No Laboratório de Hidrometria está a Central de Controle e Gerenciamento, com equipe própria para atendimento imediato. O sistema promove a transparência junto aos usuários, que têm acesso diário aos dados transmitidos.
Implementação de embalagens com identificação própria e lacre, utilizadas para acondicionamento de hidrômetros para encaminhamento ao Laboratório de Hidrometria, quando na solicitação de calibração por parte do usuário e ampliação de ações operacionais de fiscalização são outros procedimentos adotados pela Diretoria Comercial para aumentar a confiança nos serviços prestados pela CASAN.
Reforma e revitalização do Laboratório de Hidrometria é uma dasconquistas da área
Aperfeiçoamento contínuo
Para combate às perdas comerciais há também um esforço direcionado ao Projeto de Recadastramento Comercial. Entre 730 mil clientes da Companhia, 350 mil já foram visitados, retornando a cada mês recursos e informações comercialmente importantes para a CASAN. “São dados que permitem um melhor conhecimento do público, em um processo contínuo de aperfeiçoamento da relação da CASAN com seus clientes”, explica o gerente comercial, Valério Campos.Estão atualmente contemplados no Projeto 48 municípios e uma meta de 531 mil clientes a serem visitados até outubro desse ano. A expectativa é atualizar cerca de 20 milhões de informações na base cadastral do Sistema Comercial de Informação.
Para que toda esta operação fosse possível foi planejada e desenvolvido o software ReKadastro. Essa ferramenta controla, em tempo real, todas as informações que são inseridas na base de dados, rastreando e fiscalizando o trabalho a distância, por meio da captura de coordenadas GPS a cada recadastro realizado em campo.
“Temos na Gerencia Comercial, em parceria com a Gerência de Informática, e sua Divisão de DIDS, um ambiente de pesquisa e desenvolvimento comercial denominado de Oficina de Inovação, que vem resultando em diversos projetos de aperfeiçoamento comercial”, complementa o gerente, valorizando as parcerias na própria Companhia.
______________________________________
Gerência de Comunicação Social da CASAN