Conexão adequada na rede favorece o tratamento do esgoto
Moradores dos bairros Centro, Operário e Taquaras em Ibirama têm à disposição a rede coletora para tratamento do esgoto, serviço fornecido pela CASAN. A ligação do esgoto do imóvel no sistema é responsabilidade do proprietário e antes de realizá-la é necessário entender o que pode e o que não pode ser destinado para a rede.
Para o sistema de tratamento de esgoto deve ser direcionada a água utilizada na cozinha e área de festa, banheiro e lavação. A fossa, filtro e sumidouro devem ser eliminados. No caso de pias e máquinas de lavar louças, o morador precisa manter a caixa de gordura e realizar a limpeza periódica da instalação. Caso contrário, com o passar do tempo, a gordura se solidifica e pode entupir a tubulação coletora.
Já a água da chuva que passa pelas calhas deve ser ligada diretamente na rede de drenagem pluvial. A técnica em saneamento da CASAN, Juliana Portella Bernardes, ressalta que o direcionamento da água da chuva para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é muito prejudicial para o processo.
“O sistema de Ibirama consiste em um tratamento biológico. Se a água da chuva é direcionada para a rede coletora, o volume de efluente que chega na estação aumenta muito quando chove e acaba prejudicando o tratamento. ”, explica a técnica. No caso de piscinas, o cuidado deve ser o mesmo, a saída de água precisa ser direcionada para a rede de drenagem pluvial.
Além de ficar atento a esses detalhes na hora de realizar a ligação do esgoto do imóvel no sistema de tratamento da CASAN, o usuário deve manter cuidados constantes no dia a dia. O descarte de resíduos inadequados no esgoto sanitário gera o entupimento da rede coletora, podendo causar extravasamento de esgoto e intervenções na rede.
Todas as informações sobre a ligação correta estão sendo repassadas aos moradores pelas assistentes sociais da empresa Econsult Group, a serviço da CASAN, em visitas domiciliares. Reuniões com a comunidade também são realizadas com a presença de técnicos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. O próximo encontro está marcado para o dia 23 de junho, no salão da Comunidade Evangélica.