[14/01/2026 13:27]
Começam vistorias do Programa Esgotamento Sobre Rodas em Paraíso

Acervo CASAN
Em parceria com a Prefeitura de Paraíso, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou esta semana as vistorias do Programa Esgotamento Sobre Rodas. O trabalho tem como objetivo avaliar se os imóveis estão aptos a receber o serviço de limpeza periódica das fossas, garantindo que o esgoto seja tratado de forma adequada e retorne ao meio ambiente sem riscos à saúde pública.
As visitas estão sendo feitas por profissionais da empresa Sanecons, contratada pela CASAN. Todos atuam devidamente identificados e buscam a adesão dos moradores para a verificação dos imóveis. Os consumidores que preferirem, podem agendar a vistoria pelo telefone/WhatsApp (47) 99186-4096. Dúvidas e informações adicionais também podem ser obtidas nas agências da CASAN do município.
Ao todo, estão previstas mil vistorias no município. Após esse processo, será iniciada a etapa de coleta, que consiste na remoção do lodo com caminhão limpa-fossa, prevista para o primeiro semestre de 2026.
A meta da CASAN é executar o Programa Esgotamento Sobre Rodas em cerca de 140 municípios catarinenses com até 15 mil habitantes, ampliando o acesso ao serviço e promovendo mais qualidade de vida para a população.
Companhia reforça pedido de colaboração dos moradores
Com vistorias também em andamento nas cidades de Campo Erê, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso Iraceminha, Iporã do Oeste, Jaborá e Paraíso e Mondai, entre outras, a CASAN reforça a importância de que os moradores agendem a vistoria de seu sistema individual de tratamento (em geral formado por fossa/filtro/sumidouro) e recebam as equipes.
“A colaboração da população é fundamental para o bom andamento do programa. Somente com as vistorias é possível avaliar se o imóvel tem condições de receber o novo serviço de coleta de lodo”, destaca o engenheiro da Companhia Alexandre Trevisan, um dos profissionais que coordena os trabalhos do Programa Esgotamento Sobre Rodas.