CASAN vai levar tratamento de esgoto a mais de mil moradores em bairro de Içara
Obra de instalação de rede de esgoto no bairro Tereza Cristina em Içara. Foto: Acervo CASAN.
Em mais uma obra de expansão do tratamento de esgoto, a agência da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN em Içara, está assentando novas redes no Bairro Tereza Cristina. Ao todo, serão 1,1 km de rede que vão beneficiar cerca de 1.230 moradores nos loteamentos San Marino, São Marcos e São Lucas.
Para instalar as redes com o mínimo de impacto nas ruas, a Companhia tem como aliado o Método Não Destrutivo (MND). Popularmente conhecido como Tatuzão, ele consiste em um equipamento que perfura e assenta a tubulação a partir de um único ponto, gerando assim, menos impacto na mobilidade.
Funcionamento do Método Não Destrutivo, o popular "Tatuzão". Foto: Acervo CASAN.
“Com isso, pretendemos instalar a parte da rede sem quebrar o asfalto e provocar transtornos de longo prazo no trânsito”, explica Thiago Formentin, chefe do setor operacional de esgoto. Atualmente, as obras acontecem na Avenida Procopio Lima e Rua Joaci Teófilo Zeferino, ao longo do dia. Os motoristas devem ficar atentos ao passar pelo trecho, que fica próximo aos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina.
Em paralelo, a Companhia também faz uma parceria com a empresa Baldissera Construções, que está executando uma elevatória de esgoto para atender ao bairro. O fim da ampliação, com a elevatória e a interligação das novas redes à ETE Içara, está prevista para o mês de novembro. A CASAN reforça que a ligação à rede só poderá ser feita após autorização, via aviso na fatura.
Foto: Acervo CASAN.