[16/12/2025 11:35]
CASAN recebe Prêmio Inovação Catarinense por trabalho para expandir coleta e tratamento de esgoto
Foto: SECOM
Com a meta de atender cerca de 140 cidades catarinenses de até 15 mil com o Programa Esgotamento Sobre Rodas a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está entre as instituições reconhecidas com o Prêmio Inovação Catarinense.
A premiação organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) foi entregue a pessoas, empresas e instituições que transformam conhecimento em ações ao longo de 2025.
Implantado de forma pioneira em Descanso, no extremo Oeste Catarinense, Programa Esgotamento Sobre Rodas faz a coleta do lodo nos sistemas individuais de tratamento (em geral formados por fossa, filtro e sumidouro), permitindo que a infraestrutura instalada no terreno de fato cumpra sua função de depuração, conservação do ambiente e saúde pública.
Desenvolvido em colaboração com Agências Reguladoras de Saneamento e com Prefeituras, o programa está também em execução nas cidades de Campo Erê, Bandeirante, Barra Bonita, Bela Vista do Toldo, Belmonte, Iraceminha, Iporã do Oeste, Jaborá, Mondai, Major Vieira e Paraíso.
Direcionado a solucionar o problema do lodo acumulado nas fossas sépticas, que pode colapsar as estruturas e provocar danos ambientais, o Programa envolve também trabalho colaborativo com empresas de caminhões limpa-fossa para a programação da limpeza periódica.
O objetivo é avançar na coleta e tratamento de esgoto e atender ao Marco Legal do Saneamento, levando em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a Companhia opera. Entre 194 cidades em que atua, 140 têm até 15 mil habitantes - um cenário de baixa densidade populacional, que torna, em muitos casos, inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.
“A premiação é um reconhecimento a esse novo modelo de serviço que a CASAN está oferecendo em pequenas cidades, mostrando sua capacidade de inovar, atender as obrigações legais do Marco do Saneamento e ao mesmo tempo expandir um serviço que tem relação direta com a saúde pública, a qualidade de vida e o desenvolvimento dos pequenos municípios”, destaca o engenheiro Alexandre Trevisan, um dos profissionais à frente do Programa Esgotamento Sobre Rodas.
(1).jpg)
(1).jpeg)
.jpeg)