[23/10/2024 17:33]
CASAN recebe prêmio de Práticas Inovadoras em evento da Controladoria-Geral do Estado
Foto: Ricardo Trida
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) recebeu a premiação de Selo Ouro no 1º Prêmio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC) de Práticas Inovadoras, durante evento no Auditório da Epagri, em Florianópolis, na tarde desta quarta-feira (23). O primeiro lugar foi concedido na categoria Integridade e Compliance com o projeto “Indicadores Operacionais e de Desempenho do Programa de Integridade”.
“A CASAN receber essa premiação mostra que estamos colhendo frutos do novo modelo de gestão e novas práticas que estamos adotando para tornar os processos mais ágeis e transparentes, permitindo uma gestão mais eficiente e informada para tomada de decisões estratégicas na Companhia”, mencionou o presidente da CASAN, Edson Moritz.
A premiação foi entregue ao presidente da Companhia, Edson Moritz, junto com o assessor Anderson Miguel Chaves de Cordeiro e o gerente Paulo Silvestre Schmitt, autores e responsáveis pela inscrição do projeto. Os dois funcionários também fizeram uma breve apresentação sobre o Programa de Integridade e a iniciativa premiada.
O Programa de Integridade foi implementado em 2019 na CASAN e desde então tem sido aperfeiçoado de modo constante. “Depois que foi implantado o Programa de Integridade e Compliance, identificamos a necessidade de integrar as informações de diversas áreas e trazê-las para uma plataforma que possibilitasse uma visão sistêmica da alta administração e, com isso, pudesse tomar decisões estratégicas”, destacou o assessor Anderson Cordeiro.
De acordo com o gerente Paulo, a prática foi uma iniciativa de aprimoramento com indicadores do Google Workspace, que compõem um Relatório Semestral de Acompanhamento do Programa de Integridade. “Utilizando o Google Workspace, esse projeto foi uma solução caseira, construída pelos membros da Comissão Permanente de Conduta e Integridade, sem contratação de consultoria. E hoje é uma prática que já está consolidada na CASAN e pode servir de exemplo para outros órgãos do Estado”.
A premiação da CGE tem o objetivo de reconhecer e disseminar as melhores práticas de controle da gestão pública no Poder Executivo estadual. São seis categorias: Controle Interno; Gestão Correcional; Governo Aberto e Transparência; Integridade e Compliance; Ouvidoria; e Qualidade do Gasto. As três melhores práticas de cada categoria recebem certificados e selos virtuais Ouro, Prata e Bronze.
Foto: Ricardo Trida
Foto: Ricardo Trida
Foto: Acervo CASAN