CASAN recebe novos trabalhadores da ETE Insular com atividades de conscientização ambiental
Com o retorno das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveu uma atividade para recepcionar novos funcionários. A ação teve por objetivo integrar os colaboradores e conscientizar sobre procedimentos e normas ambientais adotadas durante a execução das obras.
Na apresentação, foi abordado o processo de licenciamento da obra e sobre os estudos ambientais anteriores ao início dos canteiros. Esses estudos determinaram os Programas Ambientais executados, como o de supervisão ambiental das obras e o de gerenciamento de resíduos sólidos e da construção civil.
Os funcionários também receberam instruções sobre os procedimentos relacionados à rotina da obra, a gestão de resíduos, que envolve a separação e a disposição em locais adequados, cuidados para segurança individual e coletiva, além da ética e respeito no ambiente de trabalho. "A integração dos novos colaboradores é uma atividade importante para que eles possam ter uma noção dos procedimentos de trabalho. Assim, o trabalhador já inicia suas atividades tomando os cuidados ambientais necessários", explica a bióloga Myrna Hornke, que atua na supervisão ambiental na ETE.
O Programa Socioambiental também executa atividades mensais de conscientização para incentivar a sustentabilidade e cuidados ambientais entre as equipes de trabalho, conhecidos como diálogos de meio ambiente. Todas as atividades desenvolvidas estão incluídas no Plano de Gestão Ambiental do Empreendimento aprovado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário Insular têm investimento de R$194 milhões, com recursos garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fotos: Acervo CASAN.