[10/11/2025 10:07]
CASAN recebe licenças ambientais para ampliação da Estação de Tratamento de Água de Criciúma

Acervo CASAN
Com estudos e projetos técnicos que comprovaram viabilidade ambiental e operacional, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) obteve a Licença Ambiental Prévia e a Licença Ambiental de Instalação para modernização da Estação de Tratamento de Água São Defende, localizada em Criciúma.
Os documentos foram emitidos pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), permitindo a continuidade dos investimentos para construção de um novo módulo e ampliação da capacidade de tratamento em 500 litros por segundo.
Dessa forma a ETA que atende aproximadamente 500 mil moradores da Região Sul poderá tratar 1.500 litros de água por segundo (aproximadamente 140 milhões de litros dia). O investimento beneficiará moradores de Criciúma, Forquilhinha, Içara, Maracajá, Nova Veneza, Siderópolis e Morro da Fumaça.
O projeto prevê também a instalação de sistema de tratamento de efluentes, exigência da legislação ambiental. Com as licenças emitidas, a CASAN trabalha na atualização do orçamento para licitação e contratação da obra. A meta é iniciar os serviços no primeiro semestre do ano que vem.
