[25/02/2025 09:29]
CASAN realiza reunião comunitária sobre nova ETE Potecas
Com o objetivo de apresentar à comunidade o novo Sistema de Esgotamento Sanitário de Potecas, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) realizou uma reunião comunitária no bairro Potecas, em São José.
Mais de 30 moradores participaram do encontro na Casa de Oração Fonte de Vida. A equipe da CASAN apresentou o funcionamento do novo sistema, esclarecendo dúvidas da população e mostrou os avanços da nova ETE Potecas, uma das maiores obras de saneamento de Santa Catarina.
O gerente da CASAN de São José, Luciano Oliveira esteve presente na reunião e esclareceu a principal dúvida dos moradores, sobre o que será feito com as lagoas. “A população tem a expectativa de melhora no ambiente, da qualidade de vida aqui nesta região. Todo mundo se preocupa com o lodo que depois vai sair dessa lagoa e o que vai ser feito. A gente sabe que tem todo um estudo ambiental, tem toda uma estrutura a ser ainda bem analisada, bem estudada, para que se consiga resgatar o meio ambiente, trazer de volta esse espaço, e claro, também trazer benefícios para a comunidade”, respondeu o gerente da CASAN de São José.
Outra dúvida respondida pelo gerente da CASAN foi sobre os prazos da obra. “A obra já está acertada com o Governo do Estado e com a prefeitura para que até o final deste ano, 2025, seja concluída, entregue e operando”, explicou Luciano.
Com investimento total de R$270 milhões, a nova ETE Potecas terá capacidade para atender uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com ampliação das redes de coleta.
A nova ETE Potecas contará com um novo sistema de controle de odor, com a coleta dos gases gerados no processo de depuração por meio de exaustores, além de tratamento em um biofiltro. O biofiltro é um meio de suporte com características propícias ao crescimento de microrganismos responsáveis pela degradação de compostos que geram odores.
Projeto Socioambiental ETE Potecas / Acervo CASAN