CASAN realiza novo trecho de rede de esgoto em servidão no bairro José Mendes
Bairro José Mendes. Foto: Acervo CASAN.
O tratamento do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular está em processo de expansão em Florianópolis, com investimento de R$194 milhões garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Um dos locais que será beneficiado com o esgoto tratado é a servidão Valter Richter do bairro José Mendes. Por lá, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis assentam um novo trecho de rede coletora de esgoto a partir desta segunda-feira (29).
Durante as obras, a entrada da via será bloqueada impedindo o acesso e saída de automóveis. A Servidão estará liberada antes e após o período de trabalho, das 7h às 18h. Antes das obras começarem, agentes do programa socioambiental foram ao local informar os moradores sobre o início das obras e a necessidade de retirada dos veículos para evitar o bloqueio.
Equipes do programa Socioambiental falando com moradores. Foto: Acervo CASAN.
Ligações não estão autorizadas
Mesmo após a finalização da obra, os moradores das localidades que receberam a rede não devem efetuar a ligação do imóvel à Caixa de Inspeção (CI) da CASAN. Para que o esgoto seja coletado e tratado pela companhia, todo o sistema deverá estar concluído e em operação. Ligações realizadas antes podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e saúde pública. No momento adequado, a CASAN divulgará orientações autorizando a conexão.
Foto: Acervo CASAN.