CASAN realiza atividade de conscientização com crianças sobre resíduos sólidos
Alunas plantando mudas na horta do projeto
Para dar continuidade às atividades de educação ambiental, a CASAN realizou, nesta quinta-feira (02), uma nova atividade com crianças atendidas pelo projeto social Bairro Educador do Monte Verde. O tema abordou o processo de compostagem e sua importância para a redução do resíduos orgânicos produzidos dentro de casa.
A ação deu sequência ao projeto iniciado em março, quando as crianças aprenderam sobre compostagem produzindo pequenas composteiras com garrafas PET. Agora, na segunda etapa, as educadoras ambientais Maria Júlia da Rosa e Jessica Saldanha Mancio exibiram vídeos educativos sobre o processo de transformação dos resíduos. Depois, as crianças participaram de uma atividade de pintura e plantaram mudas de hortaliças e plantas medicinais na horta do Projeto, utilizando o adubo gerado nas composteiras.
As oficinas desenvolvidas pelo programa de educação ambiental abordam diferentes temas relacionados ao saneamento e ecologia. Tudo por meio de brincadeiras, gincanas, práticas artísticas, rodas de conversa, palestras e mutirões de limpeza. As atividades têm como objetivo incentivar crianças e adolescentes a atuarem como agentes de transformação social. Neste ano, o programa de educação ambiental realizou 10 atividades, entre palestras e oficinas, que mobilizaram mais de 170 estudantes na faixa etária dos 7 aos 16 anos.
O programa desenvolve ações nas regiões que serão beneficiadas pela implantação da infraestrutura sanitária. Já foram realizadas atividades nas escolas Donícia Maria da Costa (Saco Grande), EBM José do Valle Pereira (João Paulo), EBM Marcolino José de Lima (Barra do Sambaqui), e EEB Professora Laura Lima e projeto social Bairro Educador, (Monte Verde).
As atividades foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de implantação do sistema de esgotamento sanitário. As obras têm investimento total de 129,6 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).