CASAN prossegue educação ambiental na região do Sistema de Esgoto Monte Verde/Saco Grande
Em continuidade ao programa de educação ambiental desenvolvido com crianças do projeto social Bairro Educador, em Florianópolis, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveu novas atividades para conscientização sobre a importância do saneamento. As oficinas foram realizadas nas sedes da Barreira do Janga, no Bairro Saco Grande, e no Monte Verde, reunindo um total de 28 crianças em três turmas. O trabalho é desenvolvido em conjunto com as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Monte Verde/Saco Grande, que teve a Estação de Tratamento de Esgoto inaugurada nesta segunda-feira (17/3).
A atividade contou com a apresentação em vídeo sobre a saúde dos rios e imagens sobre as diferenças das infraestruturas urbanas de coleta de esgoto e drenagem pluvial, responsável pelo escoamento da água das chuvas para córregos, rios e mar. As crianças também puderam perceber a importância dos rios, das matas ciliares e da vegetação natural para diminuição de desastres provocados por grandes volumes de chuva.
Os educadores fizeram experimentos para simular a erosão em solo descoberto e com vegetação representando a mata ciliar. “Com a utilização de materiais práticos e didáticos, conseguimos explicar conceitos abstratos para as crianças, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente”, explica a bióloga e educadora ambiental Maria Júlia da Rosa.
As atividades pedagógicas desenvolvidas pela equipe dos programas socioambientais abordam diferentes temas relacionados ao saneamento e os desafios enfrentados pela sociedade para a proteção do meio ambiente por meio de oficinas de arte e trabalhos manuais que estimulam a criatividade das crianças. As atividades são aprovadas pelo IMA e pela Secretaria municipal de educação e serão executadas durante todo o processo de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande/Monte Verde. As obras de instalação da infraestrutura sanitária na região têm investimento total de R# 196 milhões, garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Veja também:
Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto João Paulo eleva coleta e tratamento em Florianópolis
Imagens: Projeto Socioambiental SES Monte Verde/Saco Grande / Acervo CASAN