CASAN produz material educativo sobre esgoto sanitário
Com 30 obras em andamento para implantação ou ampliação de Sistemas de Esgotamento Sanitário em Santa Catarina, a CASAN produziu um pequeno livreto com informações básicas nesse campo.
O material é usado pelos Multiplicadores Ambientais da Companhia, que desenvolvem atividades em escolas e nas unidades de tratamento de água e de esgoto.
O conteúdo está disponível no site Trato Pelo Saneamento (tratopelosaneamento.com.br/), onde há um conjunto de materiais usados nas atividades de educação ambiental. Também nesse site há um formulário para agendamento de visitas técnicas às unidades da Companhia e para realização de palestras em locais indicados pelas instituições.
Acompanhe o conteúdo abaixo, clicando na imagem ou acesse o folder “O Esgoto Nosso de Cada Dia”
Esgoto
Perguntas e Respostas
O que é esgoto?
Chamamos de esgoto a água que resulta do banho, da descarga do vaso sanitário, da lavação de louças e roupas, entre outras atividades. São as chamadas "águas residuais" ou "águas servidas". Os resíduos líquidos das residências formam os esgotos domésticos, e os de fábricas recebem o nome de esgotos industriais.
O que há no esgoto doméstico?
O esgoto das residências é composto por 99,9% de água, 0,1% de sólidos e organismos vivos, como bactérias, vírus, vermes e protozoários, que são liberados junto com as fezes humanas.
Por que o esgoto precisa ser tratado?
O esgoto apresenta micro-organismos e matéria orgânica que podem causar diversos problemas de saúde e no ambiente. O sistema de coleta e tratamento evita a contaminação das pessoas e a transmissão de doenças. Além disso, é fundamental tratar para conservar os ambientes. A destinação inadequada de esgotos sanitários é uma das principais causadoras da poluição do solo e de cursos d’água.
O que é sistema coletivo de esgotos?
Um sistema coletivo atende a várias unidades residenciais e comerciais. O esgoto é coletado em cada imóvel por uma rede coletora, sendo transportado por gravidade e por bombeamento para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Só depois retorna para a natureza, dentro dos padrões exigidos pela legislação.
No tratamento Individual o processo de tratamento ocorre dentro do lote da residência, já no Sistema Coletivo esses dejetos são tratados nas unidades do Sistema de esgoto da CASAN.
Qual a importância de um sistema público de esgotamento sanitário?
São diversos benefícios, especialmente para a saúde da população. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que 70% da mortalidade infantil até cinco anos é motivada por doenças que poderiam ser evitadas com uma adequada estrutura de saneamento.
Além disso, o tratamento em larga escala nas cidades é fundamental para preservação dos mananciais, que muitas vezes são utilizados como fonte de abastecimento da público.
E a água da chuva é esgoto?
Não. Água da chuva, também chamada de água pluvial, deve ser coletada pelas calhas dos telhados e ralos e conduzida por tubulações até a rua. Deste ponto, vai escoar pelas bocas de lobo ou galerias de drenagem, desaguando em rios ou no mar. Toda essa infraestrutura forma o Sistema de Drenagem Urbana. A água da chuva não deve ser ligada na rede de esgotos, pois sobrecarrega e prejudica o sistema de tratamento.
O que pode acontecer quando a água da chuva é lançada na rede de esgotos?
Este lançamento é proibido por causar:
:: Retorno de esgoto dentro do próprio imóvel ou dos vizinhos, causando prejuízos e risco de doenças;
:: Rompimento da rede coletora de esgotos e danos aos imóveis.
:: Redução da eficiência das estações de tratamento de esgotos
:: Extravasamento do esgoto no poço de vista e nas estações elevatórias.
Como os esgotos podem transmitir doenças?
:: Pelo contato direto da pele com o solo contaminado por esgoto;
:: Pelo contato direto da pele com a água contaminada por esgoto;
:: Pela ingestão de alimentos irrigados com a água contaminada por esgoto;
:: Pela ingestão de alimentos contaminados por vetores, especialmente moscas que pousam em águas poluídas e em fezes;
:: Pela ingestão de alimentos manuseados sem a devida higiene pessoal.
Quais as principais doenças relacionadas com a ausência de esgotamento sanitário?
Entre elas estão:
- Diarreia aguda
- Febre tifoide
- Cólera
- Hepatite A
- Poliomielite
- Equistossomose
- Teníase
É obrigatória a ligação do esgoto onde houver a rede pública coletora?
Sim. Não é permitido manter fossas e sumidouros na área urbana se está disponível a rede coletora de esgoto.
Por que as redes coletoras de esgoto entopem?
A maior parte do esgoto é constituída por água. Essa água é suficiente para ajudar a levar as partículas sólidas presentes no esgoto pelas tubulações. No entanto, pedaços de plástico, absorventes, cotonetes, preservativos, cabelo e fio dental, entre outros materiais são indevidamente jogados no vaso sanitário e chegam às redes de esgoto.
O acúmulo de lixo pode provocar o entupimento da tubulação, resultando em vazamentos nas ruas ou calçadas, e o pior, podendo voltar para dentro de sua casa. A presença de materiais sólidos na rede também provoca problema nas Estações Elevatórias, como entupimento de bomba, pane elétrica e travamento das boias de acionamento dos poços.
Por que o óleo de cozinha também não pode ser jogado na rede de esgoto?
É que o óleo de cozinha pode causar o entupimento da rede de esgotos. Dentro das canalizações ele endurece e cria camadas que vão fechando a passagem do esgoto, o que pode causar extravasamento nas ruas, provocar mau cheiro e comprometer a qualidade de vida nas cidades.
Por esse motivo, todas as casas devem ter uma caixa de gordura, que vai reter o excesso de óleo. No dia a dia, o mais adequado é acumular o óleo usado na cozinha em recipientes e entregar em um ponto de coleta, que dá a destinação adequada a esse resíduo. Também é possível fazer o armazenamento em garras plásticas, que devidamente fechadas podem ser descartadas no lixo comum.
Quais os cuidados que se deve ter com a manutenção das caixas de gordura?
As camadas que se formam em seu interior devem ser removidas periodicamente e destinados à coleta de resíduos comum do município, acondicionados em saco plástico.
O que fazer com o esgoto quando não existir a rede coletora no meu bairro?
O proprietário deve ter instalado em seu imóvel o Sistema Individual de Tratamento, composto por caixa de gordura, fossa séptica e sumidouro, podendo conter outras unidades. A manutenção desse sistema é responsabilidade do proprietário do imóvel e periodicamente o esgotamento deve ser feito por caminhões limpa-fossa licenciados pelo órgão ambiental.
O que deve ser feito com a fossa e o sumidouro quando for executada a rede pública de esgoto no meu bairro?
A fossa séptica e o sumidouro devem ser totalmente esgotados e aterrados para evitar acidentes.
Após a ligação no sistema público de esgoto o valor da conta vai aumentar?
Com o sistema de esgotamento sanitário público em funcionamento em sua cidade, você passará a receber, além da água tratada, um novo tipo de serviço: a coleta, transporte e tratamento do esgoto residencial, permitindo que o efluente final seja devolvido aos córregos e rios livre das impurezas. E esse serviço equivale a 100% da fatura de água.
Por que os esgotos lançados diretamente nos corpos d’água causam a morte dos peixes?
Como os esgotos domésticos são constituídos de matéria orgânica, sua decomposição no meio liquido se faz pela ação das bactérias, com consumo de oxigênio dissolvido presente na água (em correntes naturais a concentração de oxigênio dissolvido é de aproximadamente 9 miligramas por litro).
Quanto maior a carga orgânica lançada diretamente no corpo receptor, maior a quantidade de oxigênio necessário para decompô-la. Como os peixes também necessitam de oxigênio dissolvido, sua sobrevivência pode ser comprometida com o lançamento de esgoto in natura nos ambientes aquáticos.
O que é saneamento básico?
Saneamento Básico é o conjunto de serviços, infra- estrutura e instalações operacionais de:
1) abastecimento de água
2) esgotamento sanitário
3) manejo de resíduos sólidos (lixo)
4) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas
A CASAN cuida de qual parte do saneamento básico?
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento cuida do tratamento e distribuição de água para a população. Também cuida da coleta e tratamento de esgotos.