CASAN prevê a visitação de mais de 11 mil residências próximas à nova ETE potecas
A CASAN já visitou mais de mil casas nos bairros próximos às obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas, em São José. O trabalho socioambiental prevê a visitação de mais de 11 mil residências.
O objetivo é orientar os moradores sobre a ampliação e modernização da ETE Potecas. O projeto também busca informar associações, instituições de saúde e educação sobre os avanços dessa que será uma das maiores ETEs de Santa Catarina.
O trabalho é realizado por profissionais da empresa ANX Engenharia e Arqueologia, que atua a serviço da CASAN. Uma equipe formada por uma Assistente Social, um Técnico de Saneamento e um estagiário de Engenharia Sanitária e Ambiental visitam as casas devidamente identificados com camiseta da Companhia e crachá.
“Buscamos estabelecer um canal direto de comunicação com os moradores locais, permitindo que sejam compartilhadas informações essenciais sobre a relevância do saneamento básico e os benefícios que a nova ETE Potecas trará para a comunidade. As visitas buscam também ouvir as preocupações e sugestões da comunidade, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades consideradas.”, explica Nathyele Macêdo, Assistente Social que realiza as visitas.
Nova ETE PotecasCom o investimento total previsto de R$270 milhões, a ETE Potecas vai substituir as lagoas de estabilização com tecnologia avançada.
O sistema atual tem a capacidade de vazão média de depuração de 423 L/s. Com a conclusão da obra a nova ETE terá capacidade de vazão média, na primeira etapa, de 600 L/s, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual. Na segunda etapa, serão 800 L/s de esgoto tratado.
Com a inauguração do ETE Potecas, prevista para o segundo semestre de 2024, o tratamento passará a ser feito com sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo. A nova tecnologia vai garantir a alta pureza do efluente final tratado e mais qualidade de vida para a população local.
Ana Alice Marques, moradora do bairro Real Parque há mais de 22 anos, conversou com a equipe sobre o mau cheiro na região e aprovou a novidade. “A gente tem esperança que mude, que saia esse mau cheiro, que a população que mora mais perto se livre disso, porque a gente sofre muito. Acho que com essa obra vai melhorar, e bastante, o pessoal agradece.” disse a moradora.
Bairros visitados
As visitas já foram realizadas nos bairros Potecas, Alto Potecas e Alto Forquilhas. Atualmente as equipes estão atuando no Bairro Real Parque, e o bairro Ipiranga será o próximo a receber os profissionais. Os loteamentos Ciniro Martins, Caminho das Flores, Alta Vista, Altos de Potecas e Recanto na Natureza também receberão as orientações.
A equipe também busca a interação com a comunidade por meio de projetos em escolas, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social e associações dos bairros da região.