CASAN participa do maior simulado de desastres da história do país
Atividades do Simulado em Chapecó, com presença da CASAN.
Em 18 municípios, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) mobilizou equipes neste domingo (18) para a participação no 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres. Esse é o maior evento sobre o assunto já realizado no Brasil e foi organizado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, mobilizando cerca de 260 mil pessoas em 256 municípios.
As equipes da Companhia participaram das ações nas cidades de Águas de Chapecó, Chapecó, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Galvão, Guaraciaba, Iomerê, Iporã do Oeste, Maravilha, Otacílio Costa, Passos Maia, Presidente Castello Branco, Riqueza, Salto Veloso, São Carlos, São Lourenço do Oeste, Treze Tílias e Xavantina. Os grupos estiveram de prontidão desde a manhã, com o início dos trabalhos a partir de um alerta de emergência enviado às 9h15 em todo o território catarinense. Ao longo do dia, mais atividades discutiram ações em cenários críticos, como enchentes, deslizamentos de terras e interrupções no abastecimento.
“Esse simulado foi uma importante oportunidade para a CASAN alinhar esforços com o Governo do Estado na busca de soluções para situações de desastre. Com isso, conseguimos estar mais preparados para garantir a recuperação dos nossos sistemas, seguindo os protocolos passados no treinamento”, explica o gerente de Políticas Operacionais, Guilherme Fantozzi Campos.
Todos os dados enviados pelos municípios serão consolidados e publicados oficialmente em 22 de junho. A próxima edição já foi agendada para o dia 17 de maio de 2026.
Foto: Acervo CASAN.