[26/06/2025 09:49]
CASAN participa de painel do Marco Legal do Saneamento no Summit Cidades
.jpeg)
Foto: Acervo CASAN
Em mais um dia de atividades na 5ª Edição do Summit Cidades, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) debateu os desafios do saneamento municipal nesta quarta-feira (25). O assessor da Presidência, Vinicius Ragghianti, participou do painel “Saneamento Começa no Município: O Desafio das Cidades Frente ao Novo Marco Legal” junto com o secretário Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis, Alexandre Waltrick, e os vereadores de Florianópolis, Adrianinho Flor, Manu Vieira e Rafael de Lima (Rafinha).
"O debate foi importante para expor claramente que a CASAN está preparada para cumprir todos os seus compromissos frente ao Marco Legal do Saneamento. Além disso, foi possível debater o aspecto essencial da viabilidade técnica e ambiental do saneamento, que é a prestação regionalizada, instrumento importante do novo marco e que Santa Catarina ainda não implementou legalmente", explicou Ragghianti.
.jpg)
Foto: Acervo CASAN
No debate, Vinicius foi questionado sobre como a CASAN se adequou ao novo Marco do Saneamento e se as metas de universalização de Florianópolis serão atingidas. O assessor trouxe informações sobre o avanço de investimentos na Capital, com a implementação de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) Ingleses e Saco Grande e a ampliação do SES Insular. Enfatizou ainda, que o maior gargalo para avançar na universalização não é a falta de recursos financeiros, mas sim a viabilização da infraestrutura de saneamento do Sul da Ilha, que sofre entraves judiciais há mais de uma década.
Em paralelo às discussões no Palco Territórios Urbanos, o estande da CASAN recebeu uma série de palestras técnicas durante todo o dia. Pela manhã, o chefe da Divisão de Recursos Hídricos, Marcelo Seleme Matias, abordou os desafios da descarbonização corporativa na palestra “Gestão de Gases de Efeito Estufa”. Na sequência, o gerente de Suprimentos, Josué Peres, apresentou o modelo inovador da Central de Compras da Companhia, destacando os ganhos de eficiência na gestão pública.
No período da tarde, o eletrotécnico, Gustavo Weber de Simas e a técnica em saneamento, Daniela Carolina Rodrigues, demonstraram como o monitoramento de vazão e pressão se tornou ferramenta estratégica no combate às perdas hídricas. O dia foi encerrado com a palestra da gerente de Relações com Investidores, Bianca dos Santos Ribeiro, sobre “Água, futuro e desenvolvimento sustentável”, que apresentou como as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) tem agregado valor aos serviços prestados pela CASAN.
“A participação da Companhia no evento reforça o compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável do saneamento básico em Santa Catarina. Estamos sempre buscando alinhar a qualidade dos serviços e as melhores práticas do setor às necessidades dos municípios catarinenses”, destaca o assessor de Relações com os Municípios, Guilherme Pitol.
Participação no palco principal
Para o último dia de evento, que acontece nesta quinta-feira (26), o presidente da CASAN, Edson Moritz, será um dos palestrantes do palco principal. A apresentação aborda como a Companhia passou por uma profunda transformação organizacional e estratégica que levou a resultados comparáveis às melhores empresas privadas de saneamento. Intitulada como “Quem disse que estatal não pode ser referência em gestão?”, a palestra inicia às 12h30.
Já no estande da CASAN, estão previstas mais cinco palestras. Pela manhã, a programação inicia com a apresentação do estudo sobre o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Florianópolis, com Paulo Elias de Souza e Carolina Carine Andrade. Na sequência, Alexandre Bach Trevisan aborda o projeto inovador "Esgotamento Sobre Rodas", demonstrando a solução móvel para ampliação da coleta de esgoto.
No período da tarde, o gerente de Serviços ao Consumidor, Vinícius André Ferreira, compartilha estratégias que transformaram o atendimento ao público em pilar fundamental da CASAN, com cases de humanização e inovação no serviço. O encerramento da participação da Companhia no evento ficará por conta de Rodrigo Maestri, que aborda a importância dos Planos Municipais de Saneamento Básico, ferramenta essencial para o cumprimento das metas do marco legal do saneamento.
Programação
Dia 26/06 – Quinta-feira
9h30 - Estudo do sistema de macro distribuição do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Florianópolis - Palestrantes: Paulo Elias de Souza e Carolina Carine Andrade
10h30 - Esgotamento Sobre Rodas - Palestrante: Alexandre Bach Trevisan
12h30 - PALCO PRINCIPAL - Quem disse que Estatal não pode ser referência em gestão? - Palestrante: Presidente da CASAN, Edson Moritz
13h30 - Atendimento ao Público como Pilar Estratégico: Transformação, Inovação e Humanização da CASAN - Palestrante: Vinícius André Ferreira
16h30 - Planos Municipais de Saneamento Básico - Palestrante: Rodrigo Maestri.
Fotos: Acervo CASAN