CASAN orienta trabalhadores sobre diálogo com a comunidade

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveu uma atividade sobre o Programa Socioambiental com trabalhadores das obras de esgotamento sanitário em execução nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, em Florianópolis. O objetivo foi reforçar a importância de orientar os moradores a buscarem os canais oficiais para informações, reclamações ou denúncias relacionadas à execução do empreendimento.
No caso das obras do Sistema de Esgoto Monte Verde/Saco Grande, a Companhia disponibiliza um canal de comunicação direto entre comunidade e a construtora pelo whatsapp (48) 991545691.
“Quanto maior a possibilidade de interferência no dia a dia da população, mais clara e direta precisa ser a transmissão de informações entre a construtora, CASAN e a população. Por isso, há um Programa Socioambiental e um programa de comunicação social para atender a população, mediando e solucionando possíveis conflitos”, explica o biólogo Luis Pukanski, coordenador da equipe socioambiental do empreendimento.
A partir do Programa Socioambiental desenvolvido durante as obras são executadas atividades de educação ambiental com tendas de orientação nas ruas e em parceria com escolas, organizações comunitárias e ONGs. São também feitas visitas domiciliares para informar antecipadamente a população das localidades afetadas sobre início das obras, distribuição de materiais gráficos sobre o empreendimento e sua importância para melhoria da qualidade de vida da população, a saúde pública e a conservação do ambiente.
Ligações à rede ainda não estão autorizadas
A CASAN reforça que as ligações domiciliares ao sistema de esgotamento instalado nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande não estão autorizadas. Os imóveis devem manter seu sistema de fossa/filtro/sumidouro e aguardar a autorização que será divulgada nos canais oficiais da Companhia, nas faturas e durante as visitas de agentes do Programa Socioambiental. As ligações domiciliares feitas antes da conclusão do sistema podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública.
As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande-Monte Verde têm investimento de R$ 196 milhões garantidos pelo Governo do estado e CASAN junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A nova infraestrutura vai permitir a ampliação da coleta e tratamento de esgoto para os bairros Saco Grande, Monte Verde, João Paulo, Santo Antônio, Sambaqui e Cacupé.


Projeto Socioambiental SES Saco Grande/Monte Verde/João Paulo / Acervo CASAN