CASAN orienta sobre duchas externas em condomínios com piscina
.jpg)
A ducha externa em piscinas é um chuveiro comum? A resposta a essa pergunta pode trazer dúvidas, e como tem relação com o uso adequado do Sistema de Esgoto operado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), entrou nos temas de orientação do Trato pelo Araújo.
O programa desenvolvido em São José já levou aos moradores informações sobre os problemas causados pelo descarte de lenços umedecidos no vaso sanitário. Agora faz também um alerta sobre as duchas de piscinas.
Função das duchas externas
As duchas externas têm como função higienizar o corpo antes do banho, removendo suor, poeira e resíduos acumulados, além de contribuir com a qualidade da água da piscina.
Por serem descobertas, recebem também água da chuva e não estão ligadas à rede de esgoto, com o escoamento direcionado para o solo ou sistemas de drenagem pluvial, que não devem receber produtos químicos.
Impactos ambientais
O uso inadequado de sabonetes, shampoos e outros produtos químicos nessas duchas pode causar danos ao ambiente, chegando a rios, manguezais e ao mar, prejudicando fauna, flora e a qualidade da água.
O engenheiro Tiago Contarato Trés, coordenador de campo do Programa Trato pelo Araújo, explica que o uso incorreto também pode provocar entupimento de galerias pluviais, gerar odores e aumentar os custos de manutenção das estruturas de saneamento.
“O uso correto das duchas externas é fundamental não apenas para manter a piscina limpa, mas também para proteger o meio ambiente. Pequenas atitudes dos moradores fazem grande diferença na preservação ambiental e na manutenção do sistema de saneamento do município", destaca o engenheiro.
Trés também alerta que as duchas não podem ser ligadas ao Sistema de Esgoto da CASAN, pois como seu ralo fica exposto à chuva, pode sobrecarregar as redes de coleta e também a Estação de Tratamento.
Sobre o programa Trato pelo Araújo
Lançado em março de 2022, o programa foi criado para inspecionar mais de 6 mil sistemas hidrossanitários em São José. Além das inspeções, desenvolve ações educativas com a comunidade e instituições locais, reforçando a responsabilidade compartilhada na preservação ambiental e na manutenção do saneamento.
Atendimento e informações
- Telefone: (48) 99203-6873
- Atendimento presencial: Rua das Orquídeas, 325 – Bela Vista, São José
- Bairros com visitas em andamento: Roçado, Campinas, Kobrasol, Bela Vista, Nossa Senhora do Rosário/Floresta e Barreiros
Números do programa (março/2022 – novembro/2025)
- Inspeções realizadas: 15.626
- Imóveis vistoriados: 6.062
- Imóveis regulares desde a primeira inspeção: 470
- Imóveis regularizados após orientação: 3.523
- Imóveis ainda irregulares: 2.069


Trato pelo Araújo / Acervo CASAN