CASAN leva informações sobre nova ETE Potecas a profissionais de educação e saúde
Foto: Acervo CASAN.
Mais de 120 profissionais das áreas de saúde e educação de Educação já participaram de reuniões sobre a nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, em São José. Os encontros fazem parte do Projeto Socioambiental que a CASAN desenvolve com a população do entrono desse que é um dos maiores empreendimentos de saneamento em Santa Catarina.
O objetivo é informar os trabalhadores sobre os avanços das obras e apresentar os benefícios da coleta e tratamento de esgoto para a saúde pública e a conservação do meio ambiente.
Médicos, enfermeiros e servidores da Unidade Básica de Saúde Real Parque participaram da apresentação do projeto, receberam informações e conversaram sobre a nova tecnologia de tratamento de esgoto.
Professores e servidores do Centro Educacional Municipal Renascer, Centro de Educação Infantil Professor Lindomar Antonio Fabro, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Areias e do Centro de Educação Infantil Vida Nova também participaram das reuniões e puderam esclarecer dúvidas com a equipe da CASAN.
A Assistente Social Thalita Ximenes falou sobre a importância das reuniões. “Quando tratamos de um projeto como a nova Estação de Tratamento de Esgoto, é indispensável que as famílias compreendam não apenas os aspectos técnicos, mas principalmente os impactos sociais, ambientais e de saúde que essa obra pode trazer para o território. Esses momentos são espaços importantes de escuta qualificada, onde a população pode expressar suas dúvidas, medos e expectativas. Nosso papel é justamente mediar esse processo”, disse Thalita.
Além das reuniões nas instituições, a CASAN também realiza reuniões comunitárias e visitas às residências nos bairros próximos a nova ETE Potecas. Cerca de 10.900 residências já receberam orientações e esclareceram dúvidas sobre a nova unidade.
Nova ETE Potecas
A nova ETE Potecas vai substituir a unidade construída na década de 80 com tecnologia de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final. A Companhia trabalha para entregar a nova unidade no final deste ano ou início de 2026.
Foto: Acervo CASAN.