CASAN leva informações sobre nova ETE Potecas a mais de 11 mil residências
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) concluiu o Projeto Socioambiental que visitou mais de 11 mil residências para diálogo e orientação sobre a nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, em São José. Com essa ação a Companhia orientou moradores sobre a nova unidade que vai substituir as lagoas de estabilização.
Desde agosto de 2023, a equipe do Projeto Socioambiental, formada por uma assistente social, uma técnica em taneamento e um estagiário de engenharia sanitária e ambiental, percorreu as ruas dos bairros Potecas, Alto Potecas, Alto Forquilhas, Bairro Real Parque, Ipiranga, Ceniro Martins, Caminho das Flores, Alta Vista, Altos de Potecas e Recanto na Natureza. Durante as conversas, as profissionais dialogaram com a comunidade sobre o funcionamento do novo sistema de tratamento de esgoto e seus benefícios, além de atualizar o andamento das obras e responder as dúvidas.
“Quando tratamos de um projeto como uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, é indispensável que as famílias compreendam não apenas alguns aspectos técnicos, mas principalmente os impactos sociais, ambientais e de saúde que essa obra pode trazer para o território. Nosso papel é justamente mediar esse processo, promovendo a inclusão social, a transparência nas informações e fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade frente às transformações que ocorrem em seu espaço de vida”, explica a assistente social Thalita Borges Ximenes.
A equipe que trabalhou a serviço da CASAN também informou a comunidade sobre a nova ETE Potecas participando de eventos, como a ação do Dia Mundial da Água, ação do Dia da Árvore, mostras culturais em escolas e a Semana do Lixo Zero. Um Projeto de Educomunicação ainda levou o tema para mais de 600 estudantes de São José.
Com o Programa Socioambiental encerrado, a CASAN prossegue o Programa Ambiental desenvolvido em conjunto com as obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas. Entre os trabalhos realizados nos bairros próximos à nova ETE Potecas estão o monitoramento de ruídos provocados pelas obras, o estudo da qualidade da água do Rio Forquilhas e da água subterrânea, o controle de odores e o acompanhamento de animais, ações que garantem o bem-estar dos moradores e a conservação do meio ambiente.
A construção da nova ETE Potecas é um dos maiores projetos de saneamento em andamento no Estado. A unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto em sua primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual ETE com sistema de lagoas de estabilização. Com investimento total de R$ 270 milhões, a unidade terá capacidade para atender mais de 300 mil habitantes na primeira etapa, podendo chegar a mais de 400 mil com ampliação das redes de coleta. A CASAN trabalha para iniciar a operação no primeiro semestre de 2026.
Imagens: Projeto Socioambiental ETE Potecas / Acervo CASAN