CASAN leva atividade musical educativa à escola do Norte da Ilha
Com seu Programa Trato pela Costa Norte, a CASAN promove nesta sexta-feira, 13 de setembro, uma atividade musical educativa na Escola Herondina Medeiros Zeferino, localizada na praia de Ingleses, em Florianópolis. A iniciativa faz parte do trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Trato Costa Norte com o objetivo de engajar os alunos em questões relacionadas ao saneamento, sustentabilidade e preservação dos oceanos.
Os estudantes dos projetos Embaixadores pelo Oceano e Sustentabilidade, desenvolvidos no contraturno escolar, terão a oportunidade de aprender sobre meio ambiente de forma lúdica e interativa, por meio de uma paródia especialmente criada para a ocasião.
O objetivo é reforçar o aprendizado sobre a importância da conservação ambiental, utilizando a música como ferramenta pedagógica. A atividade também prevê contação da história “A Grande Jornada da Tartaruga Tuca”, uma narrativa que mescla humor, drama, ação e mensagens sobre a necessidade de proteger a vida marinha. Em seguida, será apresentada uma paródia de cinco minutos adaptada para abordar temas ambientais de maneira acessível e envolvente.
Segundo Tiago Trés, engenheiro da JPR Ambiental e responsável pela execução do Trato pela Costa Norte, a escolha da música como meio de transmissão de conhecimento não é por acaso. "Nossa equipe decidiu unir a música à contação de histórias como uma forma de fazer com que as crianças se conectem com o conteúdo de maneira mais profunda e duradoura. A música tem o poder de fixar as mensagens na memória de forma leve e divertida, o que é essencial para que o aprendizado se torne significativo e impactante", explica.
A programação desta sexta-feira dá sequência às atividades iniciadas no dia 6 de agosto, com o "Cine Ambiental", e 9 de setembro, quando os alunos participaram de uma experiência semelhante. A receptividade positiva por parte dos estudantes e da comunidade escolar reforça para a equipe do Trato pela Costa Norte a importância de manter e ampliar essas iniciativas.
SOBRE O TRATO PELA COSTA NORTE
Com atividades iniciadas em março deste ano, o Trato pela Costa Norte trabalha com equipes de fiscalização e educação ambiental que atuam nas regiões de Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Praia da Daniela e Praia do Forte. O objetivo da CASAN é identificar focos de poluição causados pelo descarte irregular de esgoto e melhorar a qualidade ambiental, mapear a situação do saneamento, sensibilizar a comunidade e promover a responsabilidade coletiva nas ações de saneamento e conservação ambiental.
Até o momento foram realizadas 3.487 vistorias em 2.508 imóveis, com 475 certificados de regularidade emitidos. O programa oferece orientação técnica gratuita, inclusive em áreas não atendidas por rede coletora de esgoto.
Fotos: Trato Costa Norte / Acervo CASAN