CASAN investe mais de R$ 1 milhão com melhorias do abastecimento em Indaial
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está executando uma importante obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do Município de Indaial. O projeto prevê mais de R$ 1 milhão de investimento que compreende a instalação de 22 km de novas redes de distribuição ao longo da BR-470, entre os quilômetros 62 e 73. Esse incremento no sistema garantirá maior eficiência no abastecimento, melhor pressão da água e capacidade para atender o crescimento populacional nos próximos anos.
Um dos principais avanços da obra é a substituição da antiga rede por tubulações de maior diâmetro, que aumentam em mais de três vezes a capacidade de vazão de água para a região. Além disso, o material da nova tubulação é de polietileno de alta densidade e ferro fundido, composição que traz ainda mais segurança e durabilidade. Além do investimento para aquisição dos materiais, a obra conta com a mão de obra própria, executada pela equipe da Agência de Indaial. As escavações são feitas em parceria com a empresa Schroeder, responsável pela obra de duplicação desse trecho da BR-470.
As obras começaram em 2019 e seguem um cronograma que depende da liberação dos trechos pela empreiteira e da disponibilidade de maquinário. Até o momento, já foram concluídos oito quilômetros de redes. A previsão é que todo o sistema seja concluído entre final de 2026 e o ano de 2027, acompanhando o cronograma de entrega do lote pela Schroeder."Esta ampliação é fundamental para garantirmos um abastecimento de qualidade e preparar a infraestrutura hídrica para o desenvolvimento futuro da região", reforça o chefe da Agência de Indaial, Nelson Antônio Mello Filho.
Imagens: Acervo CASAN