CASAN investe em melhorias no Sistema de Abastecimento de Imaruí

Tubulações chegando a Imaruí para instalação. Foto: Acervo CASAN.
Em Imaruí, no Sul do Estado, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou 2026 a todo vapor, com investimentos R$ 400 mil em melhorias no Sistema de Abastecimento. A obra de expansão compreende a instalação de 6 km de tubulações, sendo 3 km de adutoras, que interligam a Estação de Tratamento de Água (ETA) e os bairros, e 3 km de redes de distribuição, que levam a água até as casas.
"Essa expansão era uma demanda histórica de Imaruí, com o objetivo de modernizar as estruturas e reforçar o abastecimento de água. Até o momento, já foram assentados 1,5 km de tubulações. O restante será implantado nos próximos três meses, em ruas do Centro, do Bairro Florestal e da região da Praia do Lessa", explica o gerente Operacional da Agência Sul/Serra, Matheus Ibagy.

Assentamento das redes em Imaruí. Foto: Acervo CASAN.
Além das redes, a Companhia também instalou novos equipamentos de laboratório na Estação de Tratamento de Água, visando padronizar as práticas de controle e análise em relação às demais cidades operadas pela CASAN. Além disso, a cidade passou a contar com o Sistema Supervisório, que monitora via sensores de alta precisão o nível dos reservatórios, tudo de forma remota.
A CASAN passou a assumir a operação e a manutenção do abastecimento do município de Imaruí em dezembro de 2025. O contrato emergencial assinado garante que a Companhia opere a Estação de Tratamento de Água (ETA) e as redes adutoras e de distribuição no período de um ano.
%20(1).jpg)
ETA Imaruí. Foto: Acervo CASAN.