CASAN inicia testes na Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso
Em etapa final de obras, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) inicia esta semana testes de pré-operação da Unidade de Gerenciamento de Lodo que está sendo construída no município de Descanso, na Região Oeste.
A partir do dia 21 de outubro, a Companhia inicia também o agendamento da coleta programada de lodo em imóveis que serão atendidos pelo Programa Esgotamento Sobre Rodas. O agendamento deve ser feito com a CASAN pelo WhatsApp (49) 98402 9839, ou diretamente na agência de Descanso, localizada na rua José Bonifácio, 31, Centro.
Com o agendamento, a meta é iniciar na primeira semana de novembro a retirada do lodo das residências com caminhões limpa-fossa, encaminhando o material para o devido tratamento na Unidade de Gerenciamento.
Novo modelo de serviço
Nesta primeira etapa, a coleta com caminhão limpa-fossa e o tratamento na Unidade de Gerenciamento de Lodo serão oferecidos sem custo, em um programa-piloto que a CASAN inicia em Santa Catarina. Aproximadamente 500 imóveis de Descanso já passaram por vistoria em seu sistema individual de tratamento (fossa, filtro e sumidouro), estando aptos a serem atendidos pelo programa. Proprietários interessados na vistoria e no cadastro podem também entrar em contato pelo WhatsApp (49) 98402 9839 para as devidas orientações e agendamentos.
O Programa Esgotamento Sobre Rodas é desenvolvido em uma parceria entre o Governo de Santa Catarina, CASAN e Prefeitura Municipal com o objetivo de ampliar o tratamento adequado de esgoto, garantindo mais saúde pública, qualidade de vida, conservação da água e do ambiente.
O objetivo da CASAN é inovar com um modelo de serviço que dispensa o assentamento de redes coletoras, a construção de elevatórias e de grandes Estações de Tratamento de Esgoto, infraestrutura de alto custo de implantação.
No caso de Descanso, a inovação está também na tecnologia de tratamento, com uso de wetlands construídos, que utilizam plantas e uma estrutura de areia e brita em camadas para depurar o lodo.
O Programa Esgotamento Sobre Rodas leva em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a CASAN opera. Entre 194 cidades, 140 têm até 15 mil habitantes. Nesse cenário de baixa densidade populacional, as avaliações econômicas demonstram que é inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.