CASAN inicia instalação de um novo módulo na ETE Compacta de Canasvieiras
Unidade atual será reforçada com o novo módulo. Acervo CASAN
Durante a alta temporada, a região do Norte da Ilha em Florianópolis recebe um grande fluxo de turistas. Com o objetivo de proporcionar segurança ao atendimento dos serviços nesse período de aumento populacional, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou a instalação de um novo módulo na Estação de Tratamento de Esgoto de Canasvieiras. Resultado de um investimento de aproximadamente R$ 13,9 milhões, a estrutura será instalada no terreno da atual ETE Canasvieiras.
"A ETE Compacta possui hoje apenas um módulo instalado e operante. Pensando no atendimento da alta temporada, quando a unidade opera em sua capacidade plena, não permitindo falhas, a nova estrutura vai proporcionar segurança operacional já a partir deste verão, com o início das atividades em dezembro", explica o gerente de Políticas Operacionais, Guilherme Fantozzi Campos.
O módulo é feito com material pré-fabricado em aço inoxidável, uma tecnologia utilizada em diversas unidades da CASAN, seja de água e ou de esgoto, como é o caso recente da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Araquari, inaugurada em março, e o da ETA Biguaçu em construção.
Na ETE Compacta de Canasvieiras, as estruturas pré-fabricadas abrangem quatro partes. A primeira é a do pré-tratamento, que faz a remoção dos sólidos grosseiros, como lixo e areia, presentes no esgoto. Depois, as estruturas do floculador, onde se adiciona produtos químicos para unir as partículas em suspensão; e do flotador, que injeta ar para realizar a separação da parte liquida da parte sólida das impurezas. Ao final, também será pré-fabricado o tanque de contato, para desinfecção do efluente final via cloro gás. Atualmente, os esforços das equipes estão concentrados na concretagem da base desses tanques, que têm instalação prevista para começar ainda em outubro.
Instalação do novo módulo é agilizada com material pré-fabricado em aço inoxidável