CASAN inicia faturamento de esgoto em Lauro Müller
A CASAN informa aos moradores de Lauro Müller, dos bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista, que inicia no mês de dezembro o faturamento para cobrança dos serviços de coleta e de tratamento de esgotos. O primeiro pagamento deverá ser feito em janeiro.
Assim como ocorre em todos os municípios atendidos no Sistema CASAN, o valor da taxa de esgoto será de 100% sobre o valor da água.
A Companhia esclarece também que o faturamento do serviço será realizado em todos os imóveis que estão com a Caixa de Inspeção (CI) disponível, mesmo que a conexão do esgoto domiciliar não tenha sido providenciada.
Esse procedimento segue a Lei do Saneamento, onde está determinado que toda edificação deve ser ligada às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, e deve se responsabilizar pelo pagamento de tarifas relacionadas a esses serviços.
Indicação de Profissionais
A Companhia alerta novamente para a importância de conexão do esgoto domiciliar à rede de coleta já disponível nestes bairros.
Se ainda não providenciou a conexão, o proprietário deve buscar o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico, que vai verificar a tubulação de esgoto no imóvel e a melhor forma de ligação ao sistema público de esgoto.
Indicações de profissionais que fizeram um curso oferecido pela CASAN podem ser obtidas no site da Companhia
Investimento
Com uma rede coletora de 20 quilômetros e uma Estação de Tratamento apta a tratar até 20 litros por segundo, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Lauro Müller vai atender em sua primeira etapa 72% do município – um dos índices mais altos de Santa Catarina.. O investimento é de R$ 19,8 milhões, recursos da própria CASAN (15%) e financiados junto à Caixa Econômica Federal (85%).
Atenção:
Solicite à fiscalização da CASAN informações adicionais antes da execução do seu Ramal Interno quando:
· Existir instalação sanitária (WC) situada abaixo do nível da rua.
· A rede coletora já estiver assentada na calçada oposta à do seu imóvel.
· For necessário passar o ramal interno pela propriedade de terceiros.
· No caso de imóveis com esgotos que não sejam tipicamente de higiene e limpeza. Por exemplo: indústrias, bares, postos de gasolina, etc.
Veja também:
- Dicas para uso correto da rede de esgotos: