[14/11/2024 09:45]
CASAN fortalece diálogo com a comunidade sobre a nova ETE Potecas
Com 45% de obras executadas, a nova ETE Potecas foi tema de uma reunião esta semana entre a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e a comunidade de São José. Somente em concreto, mais de 60% já foram aplicados nas estruturas da unidade que vai depurar o esgoto com tecnologia mais moderna, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, para garantir maior qualidade do efluente final.
A reunião aconteceu na Escola Sebastião Correia, no bairro Ceniro Martins, em São José. Durante o encontro foram apresentados os avanços do novo Sistema de Esgotamento Sanitário de Potecas para a saúde pública e a conservação do ambiente. Os moradores também puderam esclarecer dúvidas.
Presente ao lado de engenheiros e técnicos de diferentes áreas, o diretor de Operação e Expansão da CASAN, Pedro Joel Hostmann, atualizou a comunidade sobre os avanços do empreendimento. “Essa obra está em ritmo acelerado, com três empresas trabalhando simultaneamente. São aproximadamente 160 funcionários trabalhando”, informa Hostmann, valorizando a integração com os moradores.
“É muito importante esse contato com a comunidade, pois essa é uma das obras importantes que a CASAN tem hoje no Estado. Não apenas em relação ao investimento, mas pela importância para o saneamento e a saúde pública”, ressalta.
Com investimento de R$ 270 milhões, a nova ETE Potecas terá capacidade de depuração de 600 l/s na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual com sistema de lagoas de estabilização. A previsão de entrega da Estação é o segundo semestre de 2025. Mais de 300 mil moradores serão atendidos na primeira etapa, podendo chegar a mais de 430 com ampliação das redes de coleta. Moradores da parte continental de Florianópolis e de São José serão beneficiados.
Imagens: Acervo CASAN