CASAN finaliza 2025 levando educação ambiental a crianças e adolescentes de Florianópolis
.jpeg)
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) fechou o ano de seu Programa Socioambiental para as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande com uma atividade para crianças e adolescentes atendidos pela Seara Espírita Entreposto da Fé. A entidade fundada em 1990 desenvolve trabalhos de Assistência Social voltados a crianças, jovens e adultos, no bairro Monte Verde, em Florianópolis.
A atividade retomou os temas sobre saneamento e meio ambiente discutidos em encontros anteriores, com uma abordagem comemorativa para celebrar o final do ano. Os jovens desenharam um pinheiro, na forma de uma Araucária, e foram estimulados a pensar em presentes, representados por ações positivas em prol da sustentabilidade.
“Neste último encontro trabalhamos o conceito de responsabilidade social, discutindo como podemos oferecer esses presentes à sociedade”, explica a bióloga e educadora ambiental Jessica Mancio. Em ecologia, a responsabilidade social está ligada ao compromisso individual e coletivo para proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Participaram da atividade, 15 jovens com idades de 10 a 15 anos.
Ao longo de 2025 foram organizadas a partir desse Programa Socioambiental 24 atividades, entre oficinas de arte, cultura e trabalhos manuais, palestras, gincanas, mutirões de limpeza, rodas de conversa sobre meio ambiente e saneamento, que envolveram mais de 750 crianças e adolescentes de escolas e projetos sociais que atuam na região.
As atividades do Programa Socioambiental são aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação, prosseguindo em 2026.
“Quando promovemos as atividades de educação ambiental, aproximamos a população das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário e damos um significado e propósito ao que está acontecendo ao redor deles. As crianças passam as informações para as famílias, eles ensinam para os pais e avós aquilo que aprenderam nas aulas e assim conseguimos alcançar ainda mais pessoas”, explica a bióloga Lara Chula Martins, que atua na equipe do Projeto Socioambiental da CASAN.
A implantação do sistema de esgotamento sanitário vai beneficiar aproximadamente 33 mil moradores dos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.
.jpeg)
Acervo CASAN