CASAN faz vistorias na rede coletora de esgoto da Lagoa da Conceição
.jpg)
Para manter o pleno funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou na última semana uma série de inspeções na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A ação faz parte do trabalho contínuo da Companhia para garantir a integridade das redes e identificar possíveis irregularidades que possam comprometer o sistema. As atividades acontecem em dias de sol e também de chuva, para uma maior efetividade dos trabalhos.
“Estamos fazendo uma varredura completa em toda a bacia que contribui para a Estação Elevatória do Canto da Lagoa, fazendo testes de fumaça para identificar infiltrações e ligações irregulares de drenagem pluvial que acabam direcionando a água da chuva para a rede de esgoto”, explica o gerente Regional Metropolitana da CASAN, Filipe Alcioní Silva. “Também estamos utilizando a vídeo inspeção, com câmeras que percorrem o interior das tubulações para verificar a integridade da rede e mapear eventuais pontos danificados”, complementa.
Nos próximos dias, equipes da CASAN seguirão com as vistorias com teste de fumaça e vídeo inspeções no Canto da Lagoa. A fumaça aplicada é inofensiva à saúde e ao meio ambiente, sendo utilizada apenas como forma de verificação das ligações irregulares. O trabalho faz parte das ações permanentes de monitoramento, diagnóstico e manutenção preventiva nas redes de esgoto e o compromisso da CASAN no cuidado com o meio ambiente.