CASAN executa última etapa de concretagem da ETE Insular de 2024
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) executou na última sexta-feira (06), mais uma etapa de concretagem para a construção das estruturas de depuração da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, principal ETE de Florianópolis. A concretagem foi a última executada neste ano e usou um volume de concreto de 15m³, o equivalente a dois caminhões betoneira.
A operação concluiu a construção dos pilares e vigas da casa de sopradores e biofiltro, estrutura que vai receber os equipamentos responsáveis por injetar ar dissolvido no efluente, acelerando o processo de decomposição da matéria orgânica. A mesma estrutura vai abrigar uma nova unidade de tratamento de odores com biofiltros e controle de umidade no piso superior.
Além da casa de sopradores e biofiltro, os trabalhos estão atualmente concentrados em três outras áreas. Uma delas é a construção das paredes do tanque de contato de cloro, unidade responsável pela descontaminação do efluente final por aplicação de cloro gás. Outra frente de trabalho está na caixa divisora de fluxo, estrutura que regula a vazão do fluxo pelos tanques de aeração. Por fim, o tanque de lodo adensado, estrutura que compõe o tratamento da parte sólida do efluente removida pela ação dos decantadores, também está com atividades em andamento. Neste ano, a CASAN obteve um grande avanço no andamento das obras com a conclusão da construção do decantador secundário 04, já em operação.
As obras na ETE Insular vão possibilitar o aumento da capacidade de depuração da estação em quase três vezes a capacidade atual, com vazão máxima prevista para 612L/s. A ETE Insular também terá uma tecnologia avançada para o tratamento terciário do efluente, que garante a eliminação de nutrientes poluidores específicos e grau de pureza maior do efluente tratado. As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm investimento de R$194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fotos: Acervo CASAN.