[14/11/2025 12:45]
CASAN executa serviço de caça a vazamentos e troca de registros em Barra Velha

Troca de registros executada em Barra Velha. Foto: Acervo CASAN.
Com o objetivo de combater as perdas de água na região central de Barra Velha, no Litoral Norte, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) mobilizou equipes para ações de caça a vazamentos e troca de registros de água neste mês de novembro. Foram encontrados e consertados seis vazamentos ocultos de difícil localização, e instalados dois novos equipamentos de registro de água. Os equipamentos fazem a chamada setorização das redes de abastecimento no Centro, que consiste na definição de uma área de abastecimento com objetivo de monitorar o volume de água fornecido.
"Ao todo, vamos beneficiar mais de 6.500 moradores do município com essas melhorias. A ideia é que o monitoramento seja cada vez mais preciso e constante, buscando reduzir os vazamentos e diminuir os impactos no abastecimento da cidade", explica o chefe do setor Operacional da Agência, Fernando Thomazzi, reforçando que todas as ações fazem parte do Programa de Redução e Controle de Perdas da CASAN, que visa garantir maior eficiência ao serviço prestado pela Companhia.
Um processo de setorização similar das tubulações também ocorre no Bairro Quinta dos Açorianos, onde a CASAN está instalando 2,5 km de rede de abastecimento. Com investimento de R$ 400 mil, a obra vai beneficiar cerca de 3 mil moradores a partir deste verão.