CASAN executa nova etapa de melhorias da ETA Rio do Sul
A CASAN executa de 13 a 19 de setembro mais uma etapa de melhorias na Estação de Tratamento de Água que atende o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Rio do Sul.
Com investimento de R$ 442 mil será concluída a substituição de todo o sistema de decantação da unidade que produz diariamente mais de 30 milhões de litros de água para Rio do Sul, Aurora, Lontras, Agronômica, Laurentino e a Serra São Miguel, em Ibirama.
“No início deste ano trocamos o primeiro módulo de decantadores e agora vamos executar o segundo, uma melhoria operacional que trará ganhos na qualidade da água e na segurança no abastecimento”, explica André Ledra Zacheni, chefe da Agência de Rio do Sul.
PEDIDO DE ECONOMIA DE ÁGUA
Assim como ocorreu no início do ano, durante os trabalhos dessa segunda etapa a Estação de Tratamento de Água terá redução de 25% em sua capacidade de produção.
Por esse motivo, a CASAN fará novo apelo de uso econômico da água, com prioridade às atividades essenciais de preparação de alimentos e higienização.
PLANEJAMENTO
O planejamento da CASAN para o Sistema Integrado de Rio do Sul prevê a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água, com capacidade de potabilização de até 700 litros por segundo (60 milhões de litros por dia).
A nova ETA contará também com unidades de pré-sedimentação e de tratamento de resíduos, uma exigência da legislação atual. A nova ETA vai necessitar de uma grande extensão de área, cerca de 30 mil m2, e já está prevista pela Companhia diante das características da água bruta captada no Rio Itajaí do Sul, que costuma apresentar elevada turbidez, principalmente em períodos de chuvas fortes.
O projeto da nova ETA está em elaboração, com previsão de investimento superior a R$ 30 milhões para implementação. O Sistema Integrado de Rio do Sul receberá ainda um novo reservatório pulmão, para maior segurança hídrica de todas as cidades atendidas.
Fotos: Acervo CASAN