CASAN e SCGás firmam Termo de Cooperação mútua
A CASAN (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) e a SCGás (Companhia de Gás de Santa Catarina) assinaram nesta segunda-feira (25), um Termo de Ressarcimento Mútuo que estabelece regras para aumentar a sinergia entre as empresas, no que diz respeito as obras subterrâneas relacionadas as redes de água, esgoto e gás natural.
Durante operações que requerem a perfuração do solo, é possível que alguma outra rede adjacente seja danificada acidentalmente. Esse ressarcimento mútuo funciona como um acordo de compensação monetária e de responsabilidades entre as duas Companhias, caso os incidentes venham a ocorrer.
Porém, o maior benefício desse acordo vai além do financeiro e reside na cooperação entre as duas empresas, como explicou o gerente de Relações Institucionais da SCGás, engenheiro Juarez Lip. “Mais do que a questão monetária, é o benefício que ocorre com isso, que é mitigar o acidente com as redes. É o trabalho de conscientização que precisamos ter com o dobro de cuidado quando vai escavar, porque a preocupação também tem que estar no que está no subsolo dos municípios.”
Com a comunicação e a troca de informação entre as Companhias, é possível prevenir que acidentes desse tipo ocorram. “A ideia de fazer esse acordo, antes da questão do ressarcimento, é a capacidade que teremos de informar a nossa equipe e aos terceiros para evitar que esses incidentes aconteçam. Pois, o ressarcimento é a consequência de alguma coisa que já foi feita errada, a gente quer é antecipar isso”, relata o presidente da CASAN, Edson Moritz.
Para o presidente da SCGás, Otmar Müller, quando uma empresa tem conhecimento do duto da outra, poderá fazer a escavação de forma mais consciente e responsável. “O objetivo é estarmos cada vez mais próximos, entre SCGás e CASAN, para permitir que quando tivermos executando um trabalho de manutenção ou expansão de redes, entendermos o que existe ali no subsolo. Assim, cada empresa poderá executar o seu trabalho sem interferir na rede já existente da outra empresa”, completa o presidente.
Esse momento é mais uma etapa da parceria que começou há mais de cinco anos entre CASAN e SCGás. Em 2023, já foi firmado um acordo para a troca de conhecimento entre as duas Companhias. “Essa é a continuidade da parceria que já existe entre CASAN e SCGás, para evitar ao máximo acidentes durante obras de execução de ampliação e manutenção de redes de água e esgoto por parte da CASAN e também por anulação e manutenção de rede de gás por parte SCGás. E também o aperfeiçoamento das informações cadastrais para facilitar a execução dos trabalhos”, completa o diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann.