[20/06/2024 10:10]
CASAN divulga profissionais para avaliação de obras de conexão ao sistema de esgoto de Xanxerê
Com a oferta de um curso gratuito neste mês de junho, a CASAN disponibilizou em seu site contatos de profissionais que podem auxiliar moradores na avaliação das adaptações necessárias para conexão ao novo Sistema de Esgoto de Xanxerê.
O sistema está em etapa de pré-operação e no mês de julho os moradores receberão em suas faturas um aviso informando sobre a autorização do esgoto do imóvel à rede coletora da Companhia.
Como as adaptações internas são responsabilidade do proprietário, os contatos de pedreiros, encanadores, instaladores hidráulicos e outros profissionais que participaram da capacitação podem ser referências para avaliações e orçamentos.
“É importante que o morador procure um profissional capacitado para fazer a ligação do esgoto de forma adequada. Com diferentes contatos o morador também pode buscar vários orçamentos, avaliando os custos destas obras”, explica a chefe da agência da CASAN em Xanxerê, Ivania Cristina.
Os profissionais que participaram do curso receberam certificado e seus contatos estão disponíveis no site da Casan e na agência de Xanxerê para que moradores interessados nos serviços possam realizar orçamentos.
Durante o curso foi apresentado aos profissionais o sistema de esgoto, como realizar a ligação de forma correta, normas relacionadas e problemas que podem ser encontrados na rede de esgoto.
Saiba Mais
Como fazer a ligação de esgoto?
Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você pode também acessar o fôlder digital que explica como fazer a conexão.
Água das calhas vai para rede de esgoto?
Não! Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.
Caixa de gordura deve ser mantida?
Sim. Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.
O que faço com a fossa séptica?
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.
Fotos: Acervo CASAN