CASAN desenvolve projeto-piloto para valorizar lodo do tratamento de esgoto

Acervo CASAN
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está desenvolvendo um projeto-piloto voltado à avaliação da compostagem do lodo gerado em estações de tratamento de esgoto. O objetivo é estudar alternativas mais sustentáveis para o manejo desse subproduto do saneamento, com foco em valorização ambiental, economia circular, redução de impactos e geração de conhecimento técnico.
O trabalho tem como referência o lodo gerado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Ingleses, localizada em Florianópolis, e envolve análises laboratoriais, testes controlados de compostagem e acompanhamento de parâmetros físicos, químicos e biológicos ao longo do processo.

Testes controlados de compostagem estão sendo desenvolvidos na ETE João Paulo
Segurança Técnica
A etapa operacional de compostagem está sendo executada na ETE João Paulo, também localizada na Capital, para avaliar a qualidade e a estabilidade do composto, assim como requisitos técnicos, ambientais e sanitários para sua utilização. Além disso, aplicações experimentais controladas do composto estão sendo executadas, com plantio de mudas florestais, nativas e ornamentais.
“A meta é avaliar uma alternativa mais sustentável para a gestão do lodo gerado no tratamento de esgoto, sem perder de vista a segurança técnica, ambiental e operacional. O piloto permite testar, acompanhar resultados e construir conhecimento para subsidiar decisões futuras da Companhia”, explica Daniel Crippa Lemos, Superintendente de Operação da CASAN..jpeg)
O trabalho envolve também análises laboratoriais, acompanhamento de parâmetros físicos, químicos e biológicos, além de testes com plantio de mudas
Enquadramento Regulatório
O projeto-piloto também contempla o estudo do enquadramento regulatório do material resultante da compostagem, etapa necessária para definir as condições de eventual utilização do composto, condicionada aos resultados técnicos dessa fase experimental e a exigências legais e ambientais.
Se os resultados confirmarem a viabilidade técnica, ambiental, operacional e regulatória da alternativa, a experiência poderá subsidiar estudos futuros de aplicação em outras unidades da CASAN, considerando diferentes realidades operacionais, volumes gerados, custos, logística e requisitos ambientais.

Copinhos de água da CASAN também são reaproveitados para experimento com mudas