CASAN conclui redes de esgoto em Itá
A CASAN concluiu a instalação de redes coletoras de esgoto, estações elevatórias e ligações domiciliares, passando à segunda fase da obra que implanta o Sistema de Esgotamento Sanitário no município de Itá.
Com o assentamento de 2 quilômetros de tubulações para coleta do esgoto, e 3,4 quilômetros de emissários terrestres, se encerrou, em julho, a parte que gera mais transtornos aos moradores, pois é executada nas ruas e altera a rotina das cidades.
Em setembro, a construtora poderá iniciar a terraplanagem, com escavações e nivelamento do terreno que vai receber a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A empresa também está autorizada a construir a guarita e a Casa de Operação, duas unidades de apoio da Unidade.
O projeto de engenharia da ETE está em análise pela Companhia, devendo se iniciar a construção da unidade mais ao final do ano. Instalada na zona rural, a seis quilômetros do Centro, a estação terá capacidade para depurar até 10 litros/segundo.
Atendimento de oito bairros
O investimento da CASAN no projeto é de R$ 6 milhões, beneficiando cerca de 4 mil moradores de oito bairros: Centro, Mirante, Natureza, Vila Gerasul, São João, Floresta, Palmeiras e Pioneiros.
Com um total de 6 mil habitantes, o município de Itá se localiza na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. A sede original do município foi alagada no final da década de 1980 para dar lugar a uma grande barragem para Usina Hidrelétrica.
Na época, toda a cidade foi transferida, quando a Nova Itá recebeu um sistema de esgoto que nunca operou de forma eficiente, e por isso está sendo reestruturado e ampliado pela CASAN. A meta de entrega do novo sistema continua sendo o segundo semestre de 2021.
Fotos: Acervo CASAN