CASAN conclui nova adutora e beneficia 20 mil moradores de Araquari
Em mais uma melhoria para reforçar o abastecimento, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) concluiu a interligação de uma nova adutora de água tratada em Araquari, no Litoral Norte.
O objetivo é reforçar a distribuição de água para cerca de 20 mil moradores nos bairros Itinga, Porto Grande, Ponto Alto, Colégio Agrícola e Centro. O investimento na obra iniciada em 2022 é de R$ 4 milhões.
“Essa é uma melhoria importante para levar mais água tratada a regiões que estão em final de rede. Historicamente, quando há alguma emergência ou pico de consumo, elas são as primeiras a apresentarem descontinuidades no abastecimento”, explica o chefe do Setor Operacional de Água de Araquari, Jean Farias.
A adutora também foi pensada para acompanhar o crescimento do município. Segundo dados do IBGE, em pouco mais de uma década a população da cidade quase dobrou, passando de 25 mil para mais de 45 mil habitantes.
Mais água tratada
Para levar mais água a todos esses moradores, a Companhia também está construindo uma nova Estação de Tratamento de Água no Bairro Ponto Alto. Com investimento de R$ 30 milhões, a unidade terá capacidade para tratar 17,2 milhões de litros de água por dia, o suficiente para encher quase sete piscinas olímpicas.
A expectativa da CASAN é de que a Estação fique pronta até o fim deste ano. Em paralelo, a Companhia está instalando junto à obra da nova ETA uma adutora de água bruta com 6 km de extensão, para captar a água do Rio Piraí.
Nova ETA também está com obras avançadas. Acervo CASAN