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de Águas e Saneamento
[01/07/2024 11:42]

CASAN celebra 53 anos com foco no fortalecimento, gestão eficiente e inovação

 
 
“Ao mesmo tempo que precisamos ampliar a infraestrutura de saneamento, temos como desafio reinventar o modelo de negócios da CASAN, buscando uma mudança cultural ambiciosa nas ações estratégicas e operacionais, uma transformação mental e tecnológica”, ressalta o presidente, Edson Moritz. “Nosso cuidado com a empresa leva em conta sua performance financeira, saúde organizacional, seus talentos e capacidades, com olhar sempre centrado nos clientes e na sustentabilidade”, complementa.

O governador do Estado, Jorginho Mello, apoia o atual modelo e cobra avanços na Companhia e na infraestrutura de saneamento. “Temos acompanhado muito de perto as ações da CASAN para atender o Marco do Saneamento e alcançar a meta estipulada por nosso Governo, de atingir 50% de cobertura estadual com coleta e tratamento de esgoto até 2026. A CASAN tem, cada vez mais, ampliado e melhorado seus serviços para atender nossa população”, destaca.
 
Investimentos em Infraestrutura
 
Somente no ano passado, a Companhia investiu R$ 462 milhões em seus sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Levando em conta o cumprimento do Novo Marco do Saneamento, que determina atendimento de 99% da população com serviços de água potável e ao menos 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033, a empresa direcionou 50% desses recursos na implantação ou ampliação de Sistemas de Esgotamento Sanitário. Com isso, a cobertura com coleta e tratamento em sua área de abrangência passou para 34,6% e grandes obras seguem em andamento.
 
Nos Sistemas de Abastecimento de Água, a CASAN atuou na modernização e ampliação da cobertura que já chega a 98% da população. Ao longo de 2023, incrementou o volume de reservação em 48 milhões de litros de água, com a implantação de 124 novos reservatórios (69 em aço inoxidável). Em conjunto com melhorias em redes de distribuição, sistemas de bombeamento e de tratamento, aumentou em 10% a capacidade de abastecimento em relação ao ano anterior. Este ano, a previsão é entregar mais de 20 reservatórios.
 
Tecnologia e Inovação
 
Entre as inovações está a implementação de um novo modelo de negócio com o Programa Esgotamento Sobre Rodas. Essa estratégia de trabalho vai permitir a retirada do lodo dos sistemas individuais de tratamento (a popular fossa), garantindo depuração adequada do esgoto, mais condições de saúde pública e conservação do ambiente.
 
O modelo leva em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a CASAN opera: entre 194 cidades, 140 têm até 15 mil habitantes. Nesse cenário de baixa densidade populacional, as avaliações econômicas demonstram que é inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto. O projeto-piloto acontece em Descanso, com diversas etapas de implantação automatizadas a partir de tecnologia desenvolvida por equipes da própria Companhia.
 
 
Eficiência na Gestão
 
A inovação está também no campo administrativo, com investimentos em ferramentas de Business Intelligence (BI) e de Big Data. A meta é organizar, tratar, analisar e obter informações de apoio à tomada de decisão. Além disso, com o modelo de Diretoria Colegiada alinhado ao Governo do Estado, a atual diretoria tem buscado eficiência na gestão e na operação. Estudos e consultorias estão dando suporte à avaliação orçamentária, de novos negócios, Parcerias Público‐Privada (PPP) e gerenciamento do quadro funcional. O objetivo é assegurar a recuperação financeira, os investimentos necessários para cobrir o déficit nos contratos de programas e prosseguir no cumprimento do Marco Legal do Saneamento.
 
São ações em pleno andamento, que já trazem resultados concretos para a Companhia. Com ações para aumento da receita e diminuição de custos, por exemplo, a Companhia obteve avanços em um dos principais indicadores de eficiência financeira, o EBITDA, que aumentou 25% em relação a 2023.
 
Para captação de novas receitas a empresa também emitiu debêntures visando equilibrar as contas e dar continuidade a obras em andamento, e está em fase avançada de negociações com o Banco Europeu de Investimento (BEI), o Banco de Desenvolvimento (Fonplata) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). Ainda foram submetidos mais de 40 projetos ao Governo Federal para captação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 
Praticidade no Atendimento ao Consumidor
 
A busca de avanços tem ainda foco direto no consumidor. A CASAN vem adotando novos canais para atender seus consumidores, com todos os serviços acessíveis no site: www.casan.com.br e implantação de Terminais de Autoatendimento nas Agências, que evitam as esperas. E para proporcionar mais praticidade e garantia de segurança, foi adotado o uso de QRCode nas faturas, para pagamento dos serviços de água e esgoto via Pix; e nos cartões de débito e crédito.
 
O usuário também tem a possibilidade de quitar sua fatura no Portal de Pagamento da CASAN (https://casan.flexpag.com/auth/sign-in). “São melhorias relativamente simples, mas tornam a relação com a CASAN mais efetiva e a vida do usuário mais fácil, o que também está em nosso compromisso de servir a população catarinense”, complementa o presidente.
 
Saiba mais:


Este ano, a previsão é entregar mais de 20 reservatórios, reforçando os Sistemas de Abastecimento



Para ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto, grandes obras, como o SES Ingleses (Florianópolis), já foram entregues. Outras seguem em andamento em todo o Estado

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