Profissionalismo, Sustentabilidade, Competência & Inovação Companhia Catarinense
de Águas e Saneamento
[14/05/2024 17:56]

CASAN avança em mais uma etapa da ampliação da ETE Insular


Foto: Acervo CASAN
 
 
As três estruturas vão possibilitar a ampliação da capacidade e a modernização do sistema de tratamento da estação. A Estação Elevatória de Gordura faz parte de uma etapa posterior ao chamado Desarenador, que vai retirar a areia e a gordura do efluente. Em seguida a essa etapa, a gordura será enviada para esta estação elevatória, que por sua vez encaminha o material para o tanque de lodo, tratado em separado e posteriormente descartado em aterro sanitário.
 
O Tanque Aerador 03, por sua vez, será a maior área de depuração da ETE. Ele vai atuar no chamado tratamento biológico do efluente, por meio da ação de microrganismos que se alimentam da matéria orgânica. Já o reservatório de geocálcio será responsável pela regulagem do nível de acidez (pH) do efluente.
 
Ao todo, serão construídas 13 novas unidades de tratamento que vão possibilitar aumentar a capacidade de depuração da estação para 612L/s de vazão máxima, quase 3 vezes a capacidade atual. O aumento da vazão vai permitir ampliar a capacidade de atendimento da população para aproximadamente 285 mil pessoas. As obras também vão promover uma modernização do sistema de tratamento com a adoção de uma tecnologia mais avançada de depuração  com tratamento terciário para a eliminação de nutrientes poluentes específicos.
 
As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário Insular têm investimento de R$194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

 

MAPA DO SITE