CASAN atende moradores na sétima reunião pública sobre a nova ETE Potecas
.jpg)
Trabalhando com a meta de iniciar a operação da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas no primeiro semestre do ano que vem, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) realizou com a comunidade em mais um reunião sobre o empreendimento.
Durante o sétimo encontro com moradores, profissionais da Companhia e técnicos que executam o Programa Socioambiental desenvolvido em conjunto com as obras apresentaram informações sobre os primeiros testes nos equipamentos. Também foi apresentado como vai funcionar o novo sistema de depuração do esgoto.
Os profissionais ainda falaram sobre os programas sociais executados em paralelo com a construção da nova unidade, como o projeto de educomunicação nas escolas, visitas aos moradores e reuniões em instituições de educação e saúde.
Foram também explicadas à comunidade as tecnologias de controle de odor do novo sistema, que terá exaustores para coleta dos gases gerados no processo de depuração, além de tratamento em biofiltro. Esse mecanismo de purificação dará suporte ao crescimento de microrganismos responsáveis pela degradação de compostos que geram odores.
A nova unidade em construção em São José terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto em sua primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual ETE com sistema de lagoas de estabilização. Com investimento total de R$270 milhões, a nova ETE Potecas terá capacidade para atender mais de 300 mil habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 430 mil com ampliação das redes de coleta.
.jpg)

Fotos: Acervo CASAN