CASAN assina contrato emergencial de operação do Sistema de Abastecimento de Água em Imaruí

Contrato foi assinado nesta sexta-feira (31). Foto: Acervo CASAN.
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) vai assumir de modo emergencial a operação e a manutenção do Sistema de Abastecimento de Água de Imaruí, no Sul do Estado, durante os próximos 12 meses. É o que prevê o contrato assinado na tarde de sexta-feira (31) pelo prefeito Patrick Corrêa, pelo presidente da CASAN, Edson Moritz, e pelo diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, em cerimônia realizada no gabinete da Prefeitura. Durante a assinatura, também estiveram presentes o vice-prefeito, Lucenir Lemos Guterro, secretários, vereadores e representantes regionais do Ministério Público de Santa Catarina e da CASAN.
Para o prefeito, a assinatura é a concretização de uma demanda histórica do município no setor de abastecimento. "Depois de mais de 135 anos desde a emancipação, estamos finalmente conseguindo alinhar a gestão do fornecimento de água com o Governo do Estado. Nos últimos anos, Imaruí tem sido um importante polo de atração de moradores, e reforçar esse desenvolvimento passa também por aperfeiçoar a captação, o tratamento e a distribuição de água, agora com o conhecimento técnico da CASAN", afirmou. Durante a assinatura vereadores enfatizaram a confiança renovada da população na melhora do sistema com a chegada da Companhia nas operações.

A reunião contou com o presidente da CASAN, Edson Moritz, o diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, os promotores do MPSC Juliana Bertoletti e Marco Aurélio Morosini e o prefeito Patrick Corrêa. Foto: Acervo CASAN.
O presidente da CASAN enfatizou a importância do diálogo do Governo Jorginho Mello com os municípios para avançar no saneamento. "Após o Programa Santa Catarina Levada a Sério, a CASAN recebeu 32 solicitações de municípios para que a Companhia assumisse os seus sistemas. Nesse sentido, esse é um dia histórico, onde assumimos de maneira provisória o Sistema em Imaruí e reforçamos o compromisso do governador de apoiar os municípios, sobretudo os menores e mais necessitados, para melhorar a qualidade de vida da população", colocou Moritz.

Presidente Edson Moritz e diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, assinam o contrato. Foto: Acervo CASAN.
As tratativas para a assinatura aconteceram desde 2021 e contaram com a mediação do Ministério Público de Santa Catarina. Nas palavras da Promotora Juliana Bertoletti, a concretização do contrato só foi possível graças a um "olhar voltado para a resolução da demanda histórica" por parte dos órgãos envolvidos. "A intenção sempre foi achar uma solução amigável para a operação do sistema de água na cidade. Hoje podemos dizer que tivemos um avanço e que o município firma esse contrato com a CASAN em benefício da população, trazendo o direito à água com qualidade e sem qualquer interrupção", pontuou a Promotora.
Em Imaruí, a CASAN vai passar a operar a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, que foi visitada pelo presidente e pelo diretor após a assinatura do contrato. Além da ETA, a Companhia vai atuar na operação das redes de distribuição espalhadas pela cidade, atendendo a 1800 ligações ativas. "A partir da segunda-feira (03) e ao longo do mês de novembro, a Companhia vai fazer uma operação conjunta com a prefeitura aqui na ETA, verificando possíveis melhorias para garantir a qualidade da água fornecida. Depois, a partir de dezembro e nos 12 meses seguintes, a CASAN fará a operação e manutenção total do Sistema", explica o diretor Pedro Joel.

ETA Imaruí. Foto: Acervo CASAN.