CASAN alerta moradores dos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande sobre a rede coletora
Obras de instalação da Rede Coletora no SES Saco Grande. Foto: Acervo CASAN.
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) alerta que ainda não está autorizada a ligação domiciliar à rede coletora de esgoto em implantação nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, em Florianópolis. Os moradores das localidades já beneficiadas pela implantação da infraestrutura deverão aguardar um comunicado oficial emitido pela Companhia para fazerem a ligação dos imóveis ao sistema público de coleta.
Para que a rede coletora de esgoto entre em operação, todo o Sistema de Esgotamento Sanitário deverá estar concluído. Isso inclui as ligações entre o sistema (coletores-tronco), as Estações Elevatórias de Esgoto, responsáveis pelo bombeamento do efluente coletado, o emissário terrestre e a Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, responsável por receber o efluente sanitário de toda a região para a depuração final.
Após a conclusão das obras de implantação do SES Saco Grande, a ligação domiciliar será autorizada por etapas, sendo amplamente divulgada por meio de seus Canais Oficiais de Comunicação (Instagram e Facebook), fatura de água, além de visitas domiciliares de agentes do Programa Socioambiental.
A ligação indevida ou antes da autorização pode provocar extravasamento, mau cheiro, retorno do esgoto à residência e contaminação, gerando transtorno aos moradores vizinhos, além de contaminação ambiental e risco a saúde humana. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp do Programa Socioambiental da CASAN/Itajuí pelo número (48) 99154-5691.
A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário está em fase final, assim como o assentamento de rede coletora nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande e a Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo. A implantação da infraestrutura tem investimento de R$196 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Fotos: Acervo CASAN.