CASAN alerta mais de 3 mil moradores para agendar as vistorias do Trato por Criciúma
Foto: Acervo CASAN
O Programa Trato por Criciúma atua desde 2022 em 16 bairros do município com atividades de fiscalização e orientação relacionada ao saneamento. Até o momento, 7,3 mil imóveis receberam comunicados para a realização de vistorias sanitárias gratuitas, mas desse total 3,3 mil moradores (45%) não agendaram sequer a primeira inspeção. A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) alerta os moradores já comunicados a procurar o Trato por meio do telefone (48) 3413-6410, para agendar o dia e horário e receber a equipe.
A partir do agendamento feito pelo próprio morador, a inspeção é feita diretamente pela equipe do Trato na residência. Os técnicos fazem testes em todos os pontos que geram esgoto em um imóvel. Também são verificadas as instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento da água da chuva.
“Caso seja detectada alguma inadequação, o proprietário é orientado pela equipe, recebendo o prazo de 60 dias para regularização, para que então os fiscais possam retornar e certificar o imóvel”, explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.
As equipes do Trato passam de casa em casa entregando os comunicados impressos. Neste mês de maio, a entrega do segundo comunicado para a inspeção hidrossanitária será em mais de 700 residências nos Bairros Centro e Santa Catarina. Caso o morador não esteja para receber em mãos, o folheto informativo é deixado na caixa de correio.
“É importante destacar que nem todas as residências dos bairros estão incluídas no programa. São áreas determinadas e que são avisadas sobre as mudanças no saneamento”, enfatiza Neckel.
Foto: Acervo CASAN
Dados do Trato por Criciúma
Com atuação desde julho de 2022, o programa ambiental desenvolvido pela CASAN já entregou informativos de inspeção, nos bairros: São Luiz Fábio Silva, Milanese, Santa Bárbara, Michel, Comerciário, São Cristóvão, Ceará, Jardim Maristela, Nossa senhora da Salete, Próspera, Brasília, Pio Corrêa, Centro, Vera Cruz e Santa Catarina.
Os comunicados podem ser entregues na residência, ou deixado na caixa de correio, e o morador deve entrar em contato por meio do telefone (48) 3413-6410 para marcar o melhor dia e horário para receber a equipe técnica.
Os dados podem ser verificados no site Trato por Criciúma ou pelas redes sociais, @tratoporcriciuma, onde os números são atualizados semanalmente.