Capital debate diretrizes para ser uma cidade Lixo Zero
Um dos fundadores da Zero Waste International Alliance, instituição internacional atuante em prol dos princípios do Lixo Zero em todo mundo, estará em Florianópolis esta semana. O americano Richard Anthony é convidado para o encerramento do Congresso Catarinense de Saneamento – Concasan 2018, cuja segunda edição ocorre nos dias 6, 7 e 8 de junho na Capital.
Anthony participa de uma palestra com o britânico Mal Willians, diretor executivo do The Zero Waste International Trust, sobre como construir uma cidade Lixo Zero. Tema urgente para Florianópolis e outras cidades do Estado.
— Toda a cidade enfrenta problemas relacionados à gestão de resíduos. Já existem iniciativas para reduzir esse volume, afinal, quanto mais se gera lixo, maior o problema para fazer o manejo. Esse é o ponto comum e urgente em muitas cidades catarinenses e o desafio é como se transformar e seguir diretrizes para que nossos as cidades tenham um parâmetro Lixo Zero — diz o engenheiro sanitarista e ambiental Lucas Arruda, um dos organizadores do Congresso.
O Concasan chega à segunda edição como um dos principais eventos da área no Brasil e transforma Florianópolis na Capital Brasileira do Saneamento e no principal palco de debate de temas ligados à água e ao esgoto.
O evento terá a presença de nomes fundamentais da cena mundial em pesquisa e implementação de projetos do setor e em desenvolvimento sustentável. A programação conta com especialistas da Dinamarca, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal, além de pesquisadores considerados referência no Brasil. Eles debaterão ideias e ações práticas em torno do tema “Como Serão as Cidades do Amanhã?”.
Programação
Quarta, dia 6
9:00 às 14:00: credenciamento
14:00 às 15:00: Solenidade de Abertura (Governador do Estado, Prefeito de Florianópolis, Presidente da CASAN e demais autoridades)
15:00 às 15:30 Abertura da Feira
15:30 às 17:00: Palestra Magna: WATER WISE CITIES – Princípios para cidades conscientes na gestão da água, o caso de Lisboa. Sofia Cordeiro, do Gabinete de Meio Ambiente da cidade de Lisboa
18:00 – 21:00: Conferência Municipal de Saneamento de Florianópolis
Quinta, dia 7
08:30 – 10:30: Sessões Técnicas
10:30 – 12h00: Plenária sobre Gestão e Recarga de Aquíferos, com Gustavo Athayde (UFPR - Brasil), Nilson Guiguer (UFSC - Brasil) e Sandy Scott-Roberts (OCWD – California, EUA)
14:00 – 16:30: Sessões Técnicas
16:30 – 18:00: Painel ABES: Controle e redução de perda da água, com Adalberto Cavalcanti Coelho (COMPESA-PE - Brasil), Mário Baggio (Water Database - Brasil)
Sexta, dia 8
08:30 – 10:30: Sessões Técnicas
10:30 – 12h00: Plenária sobre Novas abordagens sobre tratamento de esgoto, com Marcos Von Sperling (UFMG - Brasil) e Carlos Arias (Aahrus University, Dinamarca).
14:00 – 16:30: Sessões Técnicas
16:30 – 18:00: Construindo uma cidade Lixo Zero, com Richard Anthony (EUA), fundador da Zero Waste International Alliance, e Mal Willians (Reino Unido), diretor executivo do The Zero Waste International Trust.
Agende-se
O quê: 2º Congresso Catarinense de Saneamento – Concasan
Quando: 6, 7 e 8 de junho
Onde: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, Canasvieiras, Florianópolis
Informações e programação: http://concasan.com.br/
Informações para imprensa:
Carol Macário
carol.macario@gmail.com
48 99930-5598
Desafio de reduzir a quantidade de lixo nas cidades estará na pauta do Congresso Catarinense de Saneamento. Foto: Cristiano Andujar / PMF