Área histórica de Florianópolis cedida pela CASAN é transformada em praça
Uma área nobre cedida pela CASAN abriga a partir desta quarta-feira, quando será entregue à população, um projeto comunitário para a população do Monte Serrat - o Morro da Caixa d’Água, na região Central de Florianópolis. O espaço de convívio foi estruturado em uma parceria entre Prefeitura Municipal, Floram, Instituto Vilson Groh e WOA Empreendimentos.
A praça nasce onde em maio de 1910 foi inaugurado o primeiro reservatório de água de Florianópolis, denominado desde então como R Zero (R0). O historiador Átila Alcides Ramos registrou em seus livros a importância daquele reservatório para a história do abastecimento de água do Estado, na época governado por Gustavo Richard.
O terreno de 7.023 metros quadrados, herdado pela CASAN, foi cedido à Prefeitura em 31 de outubro de 2013 para “uso gratuito como área de lazer e convivência”. O reservatório continua até hoje em operação, abastecendo parte dos bairros Centro, Saco dos Limões e Agronômica.
A área tombada pelo patrimônio histórico foi preservada, tendo o parque estruturado com brinquedos, academia ao ar livre, bica da carioca, pista para caminhada e espaço para realização de feiras e outras atividades.
O projeto se iniciou em 2017, reunindo lideranças e realizando pesquisas de campo e oficinas com as crianças e adolescentes para definição das prioridades para o local. A revitalização do Morro da Caixa integra o Programa Adote uma Praça, viabilizado através da Lei de Adoção de Espaços Públicos e que conta com o aval e estimulo de entidades como a FloripAmanhã.
Serviço:
O que: Inauguração da Praça Monte Serrat
Quando: quarta-feira (07/08), às 10h.
Foto: Prefeitura de Florianópolis/ Leonardo de Sousa
Fotos: Instituto Pe. Vilson Groh/ Karla M. Martins
Fotos: Instituto Pe. Vilson Groh/ Karla M. Martins
Fotos: Reprodução de imagens de livros sobre o saneamento de autoria de Átila Ramos
Fotos: Reprodução de imagens de livros sobre o saneamento de autoria de Átila Ramos