[05/07/2024 11:10]
Alunos de Piçarras aprendem sobre saneamento em Projeto Socioambiental da CASAN
“Eu aprendi muita coisa sobre saneamento. Aprendi que não pode jogar cotonete, não pode jogar papel higiênico e outras coisas dentro da privada, porque senão pode entupir ali, pode dar ruim”. O depoimento é do estudante de Balneário Piçarras Noah Araújo, 10 anos, que nesta quarta-feira, 3, participou de uma visita guiada na Estação de Tratamento Esgoto da CASAN. Quatro visitas foram realizadas entre os dias 3 e 4, envolvendo 120 alunos do quinto ano do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF), de Balneário Piçarras.
As turmas foram recebidos pela equipe técnica que atua na ETE e conheceram como o sistema de tratamento de efluentes funciona. A professora de Língua Portuguesa, Gisely Rodrigues, destaca a importância do aprendizado. “Tem um grande valor aprender desde criança a dar o destino correto ao lixo, saber sobre reciclagem, o valor da água, o que não pode jogar no esgoto. Cuidar para que o meio ambiente seja sempre preservado,”, destaca a professora, que acompanhou uma das turmas.
As visitas fazem parte do Projeto Socioambiental que a CASAN desenvolve na cidade em conjunto com a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário. As atividades complementam conhecimentos já trabalhados em sala de aula, quando as turmas aprenderam sobre saneamento básico de forma lúdica e interativa.
“Pudemos detalhar como a ETE funciona, explicando como essa unidade transforma o esgoto em efluente tratado que pode voltar ao ambiente. Também conversamos sobre a depuração em processo terciário, o mais completo”, destaca o engenheiro sanitarista e ambiental, especialista em Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário e Sistemas de Abastecimento de Água, Everson da Silva Antunes.
Totalmente automatizada, a ETE de Balneário Piçarras pode ser operada de forma remota e tem capacidade para tratar até 110 litros por segundo de esgoto – o equivalente a 9,5 milhões de litros/dia. A unidade garante elevado padrão de qualidade do efluente tratado, removendo fósforo e nitrogênio, além da matéria orgânica. O processo ainda garante desinfecção por ultravioleta. O efluente final tratado é devolvido a um dos principais canais naturais da cidade, o Rio Piçarras, contribuindo com a balneabilidade das praias da região.
VISITA DOMICILIARES
A CASAN retomou as visitas do trabalho socioambiental junto a moradores da região contemplada pela ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras. Nesta nova etapa, Monique Rodrigues, assistente social da Econsult, devidamente uniformizada e identificada, está fazendo contato com os proprietários dos imóveis não localizados na primeira visita.
A profissional conversará com as pessoas sobre as obras e os benefícios da coleta e tratamento de esgotos para a saúde coletiva e o desenvolvimento sustentável do município. Ela também vai entregar um material informativo sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido e que vai elevar o percentual de tratamento de esgoto na cidade para 37,7%.
A região atendida pela ampliação está concentrada entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte), abrangendo a zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o mar e o Rio Piçarras. Todo esgoto coletado nessa região será levado por meio de tubulação específica até a Estação de Tratamento, no bairro Santo Antônio.
INFORMAÇÕES ON-LINE
Para receber semanalmente as informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos ao final de toda semana. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9