[25/07/2024 13:47]
Agência especializada eleva nível da CASAN como empresa segura para investimentos
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) recebeu uma notícia positiva nesta quarta-feira (24). A Agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings (Fitch) realizou um upgrade no rating nacional de longo prazo da Companhia para ‘BBB+ (bra)’, elevando em uma única vez, três níveis (notches), o que a torna uma empresa segura para investimentos com perspectiva estável. O rating é uma classificação que ajuda investidores a avaliarem o risco de uma empresa. Quanto melhor o resultado, mais segura é a aplicação financeira.
Conforme o relatório da Fitch Ratings, a elevação do rating da CASAN reflete um fortalecimento significativo na geração operacional de caixa da empresa, impulsionado pelo reajuste tarifário implementado em julho. Esse reajuste permitirá que a rentabilidade da Companhia alcance níveis mais próximos aos de outras Empresas Públicas eficientes do setor, atingindo aproximadamente 35%, comparado à média de 29% registrada entre 2020 e 2023. A CASAN deve apresentar alavancagem financeira líquida moderada, com a relação dívida líquida/EBITDA variando entre 3,0 e 4,0 vezes no período de 2024 a 2026.
A empresa segue com a necessidade contínua de otimizar sua estrutura de custos e fortalecer seu EBITDA para compensar o aumento previsto da dívida, que será utilizada para financiar investimentos planejados. Em março de 2024, o índice dívida total/EBITDA foi de 4,5 vezes, enquanto o índice dívida líquida/EBITDA foi de 3,7 vezes. A melhor performance da CASAN também contempla a expectativa de aumento médio anual de 3,2% do volume faturado de água e esgoto de 2024 a 2027, suportado pelo crescimento da população e pela ampliação da infraestrutura de operações da Companhia.
“Com a elevação de três níveis obtida em nosso rating, em apenas seis meses, a CASAN passa da categoria de especulação (BB+) para a de investimento (BBB+). Este excelente resultado comprova a assertividade de nossas ações com foco na elevação de nossas receitas, no maior controle de nossos custos e na melhor escolha de nossos investimentos. A gestão segue comprometida em fortalecer seus resultados com a execução de ações pautadas em um planejamento estratégico atualizado, que incluirá novas frentes de negócios, a reestruturação organizacional, o reposicionamento cultural e o fortalecimento de sua governança financeira”, afirma Edson Moritz, Presidente e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da CASAN.