Abertas propostas para implantar sistema de esgoto no entorno da SC-401
A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande avançou esta semana com a abertura das propostas das empresas concorrentes. O Sistema vai atender seis bairros de Florianópolis, na parte Oeste da Ilha de Santa Catarina. Serão mais de 33 mil moradores beneficiados no entorno da SC-401.
Quatro empresas do Paraná, São Paulo e Minas Gerais se habilitaram para disputar o processo, sendo vencedora a construtora Itajuí Engenharia Ltda, com sede em Curitiba, que apresentou a proposta de menor preço, no valor de R$ 104.735.465,43. O processo passa ainda por análise técnica da CASAN.
O Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande prevê a implantação de 57 mil metros de rede coletora no Saco Grande, João Paulo e Monte Verde, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade de depurar 85 litros/segundo em nível Terciário. O SES também interligará os 12.862 metros de redes de coleta e 811 ligações domiciliares já implantadas em Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Sambaqui, que ainda não puderam entrar em operação.
O investimento integra o Programa de Saneamento Ambiental do Estado de Santa Catarina, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Com essa obra e mais a ampliação de todo o Sistema Insular – cuja abertura de preços está marcada para 10 de janeiro próximo - a cobertura de esgotamento sanitário de Florianópolis deverá chegar a pelo menos 72%. Atualmente está em execução a implantação de rede e estação nos Ingleses, prevista para entrar em regime de pré-operação no primeiro semestre de 2020.
Abrangência