[12/06/2015 09:50]
Abastecimento de água em Guabiruba é gradativamente retomado
A CASAN retomou por volta de zero hora desta sexta-feira (12/06) a produção de água para abastecimento da cidade de Guabituba, no Médio Vale do Itajaí. O sistema está sendo recuperado gradativamente e a normalização completa deve ocorrer nas próximas 24 horas.
De acordo com o chefe da Agência de Guabiruba, Paulo Proust, desde 16 horas de ontem a água do rio Guabiruba sul, onde a CASAN tem a captação, voltou à coloração normal.
A Empresa dispõe do telefone de discagem gratuita 0800.643.0195 para informações e solicitações de serviços, além do chat que pode ser acessado na página da empresa internet no endereço www.casan.com.br .
O abastecimento foi interrompido na noite de quarta-feira, assim que o operador da estação de tratamento observou alteração na água captada do Rio Guabiruba Sul, que apresentava uma coloração avermelhada.
Amostras foram coletadas e serão analisadas em laboratório da CASAN e também do CTQ, laboratório de São Paulo acreditado pelo INMETRO que realiza testes para identificação de agrotóxicos e metais pesados, entre outras substâncias.De acordo com o chefe da Agência de Guabiruba, Paulo Proust, desde 16 horas de ontem a água do rio Guabiruba sul, onde a CASAN tem a captação, voltou à coloração normal.
“Religamos a ETA a partir da meia noite, lavando os filtros e descartando a água até que fosse possível novamente tratar com qualidade para abastecer a população”, explica Paulo.
Profissionais da agência local da CASAN e da Superintendência Regional de Negócios da Região Metropolitana, que foram deslocados para Guabiruba, buscaram identificar o ponto de descarte do poluente, porém o difícil acesso dentro da mata impediu a localização.
A CASAN acionou a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guabiruba e a Polícia Ambiental de Blumenau para identificação dos responsáveis pela contaminação.
A Empresa dispõe do telefone de discagem gratuita 0800.643.0195 para informações e solicitações de serviços, além do chat que pode ser acessado na página da empresa internet no endereço www.casan.com.br .
Gerência de Comunicação Social da CASAN / Jornalista Arley Reis
Fone: (48) 3221-5036 / areis@casan.com.br
_____________________________________________