Abastecimento continua prejudicado em diversos municípios do Oeste
As fortes chuvas que assolam o Oeste de Santa Catarina continuam prejudicando também o abastecimento de água em diversos municípios da área de abrangência da CASAN na região. Em Chapecó a situação se agravou na tarde desta terça-feira, 14. O nível da água que alagou a subestação que fornece energia elétrica para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema não baixou, impedindo a operação da Estação e causando a interrupção no fornecimento de água para todo o município. As equipes da Agência da CASAN em Chapecó estão de prontidão e esperam que a água comece a baixar ao longo da noite, possibilitando que os transformadores sequem e que a ETA possa voltar a operar para que o abastecimento comece a ser retomado gradativamente.
Além de equipamentos alagados, situação que impede o seu funcionamento, a força das águas rompeu adutoras em diversos locais, que por causa do mau tempo ainda não puderam ser consertadas. A grande incidência de folhas, galhos e outros materiais orgânicos na água bruta captada impede o seu tratamento, o que também está causando problemas no abastecimento de alguns municípios.
Em Riqueza todos os equipamentos da captação estão sob a água, e a correnteza impede o acesso. Em Coronel Freitas os poços foram desligados, e a adutora foi rompida pela água. Em Maravilha, onde a produção de água na ETA teve que ser interrompida desde as três horas da madrugada desta terça, equipes da CASAN começam a trabalhar ainda na noite desta terça na colocação de uma nova bomba em operação para tentar recuperar o Sistema.
Em Concórdia as equipes da Agência local da CASAN conseguiram recuperar nesta terça a captação do rio Jacutinga e garantir uma vazão de 142 litros por segundo que permite começar a recuperação do fornecimento para o município, com o Centro já abastecido. Para esta quarta-feira, 15, os técnicos esperam concluir o trabalho na captação do rio Suruvi, retomando a vazão normal do Sistema de Abastecimento, de 183 l/s.


Imagens enviadas pela equipe da Agência de Concórdia
Em São Miguel do Oeste a bomba que capta água no Rio Cambuim foi danificada pela grande quantidade de terra e galhos que foram arrastados pelo rio e o tratamento na ETA também está prejudicado. As equipes da Agência local da CASAN trabalham desde a madrugada desta terça-feira limpando o motor de hora em hora para garantir um mínimo de vazão, mas a quantidade de água distribuída continua muito reduzida. Em Iraceminha e Cunha Porã o grande volume de água também causou o rompimento de adutoras. Em Cunha Porã a água ainda danificou as bombas do Sistema.
Também estão com abastecimento prejudicado por causa das chuvas os municípios de: Abelardo Luz, Barra Bonita, Barra Grande, Cunhataí, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipira, Lindóia do Sul, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, Salto Veloso, São Domingos, Xanxerê e Xaxim.
A Superintendência Regional Oeste da CASAN está de prontidão para minimizar os transtornos às populações afetadas e recuperar os sistemas no menor prazo possível. É importante lembrar, entretanto, que, ao contrário da energia elétrica, o restabelecimento de um Sistema de Abastecimento de Água acontece de forma gradual e pode demorar até sua normalização completa.
Por isso a CASAN espera a compreensão das comunidades atingidas. E lembra que dispõe da Central de Atendimento 0800.643-0195 e do chat on line na sua página na internet www.casan.com.br para informações e solicitações de serviços.

Barragem de São Miguel do Oeste tomada pela água. Foto enviada pela Agência de São Miguel do Oeste

ERAB Camboim, em São Miguel do Oeste
________________________________________
Gerência de Comunicação Social da CASAN
Jornalista Suzete Antunes – DRT/RS 5588
Fone: (48) 3221.5035 - santunes@casan.com.br